Português, perguntado por claudianegorris, 7 meses atrás

Me ajudem, é para hoje!! Por favor!!
As questões que seguem dizem respeito ao texto:

Pandemia Coronavírus: um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade

No início de 2020, um novo vírus se espalhava pelo mundo, gerando inúmeras consequências. As primeiras reações não indicavam que o problema poderia chegar ao Brasil e nos atingir gravemente, EMBORA já circulasse o conhecimento das consequências graves nos países que foram os primeiros atingidos. No final do mês de março de 2020, as autoridades sanitárias brasileiras precisaram alertar a população e medidas tiveram que ser tomadas, imediatamente, como distanciamento social, fechamento de escolas e lockdown.

Inicialmente, diante da falta de tratamento eficiente para a doença e para não impactar ou comprometer o precário sistema de saúde pública, passamos a adotar, paulatinamente, maiores cuidados sanitários, bem como, distanciamento social. Esta organização, ENTRETANTO, não se deu de maneira uniforme nos municípios, estados e regiões do país. Felizmente, o ceticismo inicial cedeu ao bom senso e as medidas de biossegurança foram adotadas, evitando aglomerações para preservar vidas.

A vida “normal” teve que ceder para uma normalidade diferente da que estávamos acostumados. Com o fechamento das escolas, o processo educacional precisou ser reinventado e, PARA QUE a defasagem de aprendizagem fosse minimizada, entra em cena a tecnologia. Celulares, antes considerados vilões em sala de aula, tornaram-se os novos aliados da educação remota, ressignificando o papel dos pais e dos professores, na mediação entre o estudante e o conhecimento.

ALÉM DISSO, termos antes “desconhecidos” ou pouco usados ampliaram nosso vocabulário. Popularizaram-se palavras como coronavírus, pandemia, ventiladores pulmonares, intubação, pronação, ivermectina, cloroquina, ensino remoto, ensino híbrido, sala de aula online, meet e classroom, entre outros. A regra passou a ser isolamento ou confinamento, o famoso “lockdown”, definindo nossa nova condição social QUE, inclusive, trouxe outras graves consequências nos planos econômico e político, afetando empregos, renda e jornadas de trabalho.

Diante disso, enfrentar o vírus e suas sérias consequências é, antes de tudo, acreditar na ciência, na tecnologia, na consciência e no bom senso dos governantes e da população em geral. No horizonte antes nublado, a vacinação já é uma realidade. PORTANTO, há que se continuar com medidas de isolamento, uso de máscaras, higienização e evitar que o comportamento individual interfira na vida coletiva, já que esta pandemia está entre os acontecimentos mais importantes da história da humanidade.



1. Sobre a conjunção EMBORA, presente na introdução, a relação de sentido estabelecida é: *

1 ponto

a) adição

b) oposição

c) conclusão

d) concessão

e) explicação

2. No primeiro parágrafo do desenvolvimento, o elemento coesivo ENTRETANTO estabelece relação de: *

1 ponto

a) conclusão

b) oposição

c) explicação

d) adição

e) concessão

3. No terceiro parágrafo, que é o segundo do desenvolvimento, a locução conjuntiva PARA QUE, estabelece relação de:

1 ponto

a) consequência

b) causa

c) finalidade

d) tempo

e) adição

4. No quarto parágrafo, que é o terceiro do desenvolvimento, o termo QUE é:

1 ponto

a) pronome relativo, pois retoma "nova condição social".

b) conjunção integrante, pois não retoma nada, apenas une orações entre si.

5. No quinto parágrafo do texto, que é a CONCLUSÃO, o elemento coesivo que aponta para esta finalidade do parágrafo é: *

1 ponto

a) Portanto

b) já que

c) consequências

d) evitar que

e) há que se

Soluções para a tarefa

Respondido por abechlin2005
0

Resposta:

1- d) concessão

2- b) oposição

3- c) finalidade

4- a) pronome relativo, pois retoma "nova condição social".

5- a) portanto

confia vai

Perguntas interessantes