História, perguntado por G4stavoM1ster, 10 meses atrás

Me ajudem, é para hoje.

1. Leia o texto a seguir e responde as questões.

História da Paraíba

As origens da Paraíba remontam a segunda metade do século XVI. Quando o império colonial português decidiu implantar a colonização no Brasil, a partir da produção açucareira e com o sistema administrativo das capitanias hereditárias, onde o território pertencia a capitania de Itamaracá. A ocupação colonial em relação ao norte, terminava onde hoje é o município de Tracunhaém, em Pernambuco, onde havia um engenho do mesmo nome, de propriedade do colono Diogo Dias.

Por aqui, havia mesmo a presença dos Índios Potiguaras e dos franceses, praticando o escambo do Pau-Brasil.

Acontece que, em 1574, ocorreu um massacre praticado pelos Potiguaras em relação ao engenho de Tracunhaém, em função do rapto de uma jovem indígena, praticado a mando do dono do engenho.

Esse ocorrido preocupou muito os senhores de engenho da capitania de Pernambuco, temerosos de que algo algo parecido ocorresse com eles.

Atendendo as reivindicações dos senhores de engenho de Pernambuco, a Coroa Portuguesa decidiu desmembrar a capitania dos senhores de engenho de Pernambuco, a Coroa Portuguesa decidiu desmembrar a capitania de Itamaracá e criar a Capitania Real da Paraíba, no ano de 1574.

A partir de então, iniciou-se o processo de conquista da Capitania Real da Paraíba, que se prolongou até 1585. Ao todo foram 6 expedições, onde 5 delas foram derrotadas pela braveza dos Índios Potiguaras, que não aceitaram o domínio europeu em seu território.

Na sexta e última expedição, os europeus realizaram uma aliança com um grupo indígena denominado de Tabajaras. Essa união possibilitou a derrota dos Potiguaras e a criação da Vila Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de Agosto de 1585, as margens do Rio Sanhauá, um agluente do Rio Paraíba.

Como neste período vivíamos a União Ibérica, ou seja, o Rei da Espanha, Felipe II, também governava Portugal. Em sua homenagem, o nome da vila foi alterado para Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

1. Explique a lógica que levou a Coroa Portuguesa a criar a Capitania Real da Paraíba.

2. Qual era o limite do domínio colonial português em relação ao norte do Brasil, nos primórdios do colonialismo.

3. Quem habitava e por aqui andava antes da criação da Capitania Real da Paraíba?

4. Mostre o significado histórico do massacre de Tracunhaém.

5. Que reação causou ao referido massacre?

6. Relacione o massacre com a criação da Capitania Real da Paraíba.

7. Após a criação da Capitania Real da Paraíba, ela foi imediatamente ocupada? Explique sua resposta.

8. Como se deu a criação da Vila da Nossa Senhora das Neves?

9. Como a Espanha relacionou-se com a criação da Paraíba?

Soluções para a tarefa

Respondido por jeissy00
5

1) Depois de um massacre feito pelos Potiguaras em 1574, em relação ao engenho de Tracunhaém! Esse ocorrido preocupou muito os senhores de engenho da capitania de Pernambuco!

2) Realizaram uma união com uma tribo indígena denominados Tabajaras, possibilitando a derrota dos Potiguaras.

3) Tribo dos Tabajaras

4) Foi em função do rapto de uma jovem indígena, praticado a mando do dono do engenho.

5) Os senhores de engenho exigiram que a Coroa Portuguesa, contribuísse para a Capitania Real da Paranaiba; Pois os senhores de engenho estavam com medo!

6) Foi uma disputa de lugar.

7) Não; a Coroa Portuguesa teve que fazer uma união com uma tribo para que assim, conseguissem derrotar por completo a tribo Tabajaras

8) Em homenagem ao Rei da Espanha Felipe ll, o nome da vila foi alterado para Filipeia de Nossa Senhora das Neves

9) Como uma união ibérica

Espero de coração ter ajudado!

Perguntas interessantes