ME AJUDEM É PARA AMANHÃ!!! Associe cada fase com os eventos: G1 S G2 Intérfase Síntese de RNA e de proteínas, início da condensação da cromatina . Síntese de DNA e de histonas Período de maior crescimento celular. DNA não duplicado. Fase que antecede a divisão celular. Acontecem as fase G1, S e G2. Síntese de RNA e de proteínas, início da condensação da cromatina. Síntese de DNA e de histonas Período de maior crescimento celular. DNA não duplicado. Fase que antecede a divisão celular. Acontecem as fase G1, S e G2.
Soluções para a tarefa
G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. A célula recupera seu volume nesse momento, sendo observado um grande aumento de tamanho celular. É também quando se encontra o chamado ponto de restrição, que impede que células com material genético danificado, por exemplo, continuem o ciclo. A fase G1 é, geralmente, curta em tecidos que apresentam grande renovação; já nos tecidos que não se renovam, as células saem de G1 e entram numa fase chamada de G0.
S (fase de síntese): seu principal evento é a duplicação do DNA.
G2 (segundo intervalo): observa-se o acúmulo de energia necessária para a realização da divisão celular. Além disso, ocorre a verificação da duplicação dos cromossommos e de possíveis danos no DNA reparados. É também nesse momento que a tubulina, necessária para a formação dos microtúbulos, é sintetizada.
Explicação: Na fase G1, que se inicia após a citocinese de uma divisão anterior, a célula começa a aumentar de tamanho e a duplicar os componentes dispostos no citoplasma. Em G1, também são produzidas moléculas de RNA, que atuarão na síntese de proteínas.
Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.
Terminada a fase S, inicia-se a fase G2, que continuará até o início da divisão celular. Como a síntese de DNA é finalizada, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas. Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas. Como o volume da célula sofreu um grande aumento, faz-se necessário o início da divisão celular.
As etapas da interfase correspondem a 95% do ciclo celular, e sua duração depende das condições fisiológicas nas quais uma célula encontra-se. As células do epitélio intestinal de um rato, por exemplo, apresentam a fase G1 com duração de 9 h, fase S com duração de 7h, G2 com duração de 1 a 5 horas e mitose com apenas 1 hora.
Vale frisar que as etapas G1, S e G2 ocorrem em células que entrarão em divisão celular. Algumas células que se dividem com pouca frequência podem ficar por tempo indeterminado em um período conhecido como G0, em que a célula permanece ativa, mas sem se preparar para a divisão. Um
a célula permanecerá G0 até que seja estimulada.