me ajudem é de ensino religioso,
produção um texto a terra é nossa casa!
Soluções para a tarefa
A educação da consciência religiosa é direito de todos. Para garantir esse direito, a Lei de
Diretrizes e Bases, artigo 33, apresenta o Ensino Religioso (ER) como parte integrante da
educação básica. Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. São eles: a
compreensão da história, a interpretação da cultura, a busca de sentido e a compreensão da
experiência religiosa.
A compreensão da história
O fato religioso está presente em diferentes grupos, nações e períodos e quem não o compreende
também não compreenderá a história humana. A saga dos faraós do Egito, dos imperadores
romanos, dos índios americanos; as carrancas escandinavas e asiáticas; a colonização do Brasil;
a história da arte, da arquitetura; a relação entre sagrado e profano e tantos outros aspectos
culturais não seriam entendidos na sua essência sem o reconhecimento do fato religioso. O ER
oferece uma outra perspectiva para a análise da história.
A interpretação da cultura
A antropologia fala do processo espontâneo que se dá no interior das culturas, responsável pela
manutenção e transmissão das tradições de geração em geração. Quanto mais consciente e
intencional for esse processo, tanto mais serão fortalecidas a própria identidade cultural e a
capacidade de conviver com o diferente e respeitá-lo. O ER será responsável por desenvolver
essa competência da questão religiosa.
A busca de sentido
As perguntas fundamentais da existência humana - De onde vim? Para onde vou? etc. - não são
apenas capricho de mentes desocupadas. Elas compõem a busca necessária ao desenvolvimento
humano. O papel fundamental da educação é abrir possibilidades de respostas, para que o
sentido da vida vá além da própria vida. O objetivo do ER não é responder às questões, mas criar
condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o
diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
Compreensão da experiência religiosa
O que caracteriza a experiência é a mudança gerada na relação sujeito e fato (acontecimentos).
Toda grande mudança nasce de um momento interior, íntimo, vivido na relação com o eu e o não-
eu. Por isso, podemos dizer que a experiência corresponde sempre a um aspecto de
envolvimento pessoal e um aspecto de interpretação do que foi vivido. Paulo Freire, sobre isso,
diz o seguinte: “O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no
mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo. Mas como pode objetivar-se,
pode também distinguir entre um eu e um não-eu. Isso o torna um ser capaz de relacionar-se; de
sair de si; de projetar -se nos outros; de transcender. Essas relações não se dão apenas com os
outros, mas se dão no mundo, com o mundo e pelo mundo, nisso se apoiaria o problema da
religião”. (FREIRE, 1981) A religiosidade é inerente ao ser humano. Se não a educamos estamos
empobrecendo a sua humanidade. Dessa forma, o ER deve criar condições para que o educando
possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar
mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.