ME AJUDEM, É AINDA PARA HOJE.!!!
De acordo com o texto Guerra do Vietnã ( encontra-se o texto no site da infoescola ), responda as questões abaixo:
a) porque o Vietnã foi uma das disputas mais conhecidas neste período de guerra fria?
b) escolha um dos sistemas políticos estudados durante o período de guerra fria e aponte 3 pontos positivos e 3 pontos negativos do mesmo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A)
A Guerra do Vietnã chamada no Vietnã de Guerra de Resistência contra a América Foi um grande conflito armado que aconteceu no Vietnã, Laos e Camboja de 1 de novembro de 1955 até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975.
A independência vietnamita foi estabelecida durante a Conferência de Genebra, em 1954, na qual foi definido também que o Vietnã seria dividido em duas nações distintas. O Vietnã do Norte, de orientação comunista, seria governado por Ho Chi Minh e teria Hanói como capital. Já o Vietnã do Sul seria governado por Bao Dai (substituído por Ngo Diem Dinh em 1955) e teria Saigon como capital. Cada governo seria apoiado por União Soviética e Estados Unidos, respectivamente.
Desde a Guerra da Indochina, os Estados Unidos viam com preocupação o crescimento do comunismo na região. Em razão disso, o governo americano começou a tomar medidas para impedir que isso acontecesse também no Vietnã a partir de 1949, quando a China tornou-se uma nação comunista. A provável influência dos chineses sobre o Vietnã levou os Estados Unidos a apoiarem os franceses na Guerra da Indochina.
A mudança na postura americana na guerra decorreu de transformações ocorridas na presidência dos Estados Unidos, aliadas à incapacidade do Vietnã do Sul de conter o avanço comunista. Em 1963, o presidente americano John F. Kennedy foi assassinado na cidade de Dallas e a presidência americana foi ocupada por Lyndon Johnson.
A participação americana no conflito foi marcada por polêmicas, com as cenas dos combates chocando a opinião pública americana e mundial. O exército americano foi intensamente criticado por promover massacres contra civis de pequenas aldeias vietnamitas sob a alegação de abrigarem guerrilheiros comunistas.
Imagens da violência dos combates, como os que aconteceram durante a Ofesiva do Tet (ataques organizados pelos vietcongues contra algumas cidades no Vietnã do Sul), e o crescimento no número de soldados americanos mortos levaram a intensos protestos nos Estados Unidos pelo fim da guerra. Esses protestos eram organizados, principalmente, pelos movimentos de contracultura.
Esses fatores pressionaram o presidente Richard Nixon a negociar um cessar-fogo com o governo do Vietnã do Norte. Esse acordo foi assinado no dia 27 de janeiro de 1973 e oficializou a saída dos Estados Unidos da Guerra do Vietnã. O exército americano teve 58 mil soldados mortos nessa guerra.
A saída dos Estados Unidos da guerra intensificou o enfraquecimento do Vietnã do Sul, que, em 1973, era governado por Nguyen Van Thieu. Com a saída americana, as forças comunistas iniciaram ofensivas que resultaram na conquista da cidade de Saigon, em 1975, e na derrubada do governo sul-vietnamita. Isso pôs fim ao conflito, e o Vietnã foi unificado e governado pelos comunistas a partir de 1976.
B)
Disputa ideológica entre União Soviética e Estados Unidos , chamada ¨A Guerra Fria¨ é a denominação utilizada para se referir ao momento histórico compreendido entre o fim da Segunda Guerra Mundial ) e a extinção da União Soviética (1991). Esse período foi marcado por disputas ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, que polarizaram as relações internacionais.
Durante esse período foram muitos conflitos regionais, disputas locais e as guerras civis e interestatais. No entanto, a Guerra Fria também foi marcada por conflitos maiores, tais como a Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975), Guerra do Afeganistão (1979–1989) e a crise dos mísseis em Cuba (1962).
O capitalismo é um sistema social e econômico com início entre os séculos XI e XV mancando o fim do sistema feudal. Essa ideologia está apoiada na concentração de bens e na propriedade privada.
O capitalismo possui características próprias. Uma que pode ser citada é a divisão de classe, ou seja, o estabelecimento entre a elite que compõe a classe empregadora e os trabalhadores que formam o setor operário.
Outro aspecto desse sistema é o trabalho assalariado, o qual diz respeito a força do trabalho em troca do pagamento em dinheiro. Uma das características mais comuns do capitalismo está no acúmulo de bens, pois o desejo de quem adere a esse modo econômico é obter maiores riquezas possíveis.
É comum observar na história as reivindicações realizadas por operários em razão das condições de trabalho. Os motivos são os mais variados, no entanto há alguns de destaque como: aumento salarial, a longa jornada de trabalho e garantias de direito trabalhistas.
Contudo, também há as exigências do empregador, o qual objetiva a elevação dos lucros e cumprimento de metas. Diante desses aspectos, o capitalismo é criticado por trazer esse conflito entre o proletariado e a burguesia.