Português, perguntado por kimberkarem, 1 ano atrás

Me ajudem com o poema Este inferno de amar(Almeida Garret)

Este inferno de amar-como eu amo! Quem mo pôs aqui n’alma...Quem foi? Esta chama alenta e consome, Quem é vida-e que a vida destrói- Como é que se veio a atear, Quando-ai quando se há-de ela apagar?
Eu não sei,não me lembrai,o passado, A outra vida que dantes vivi, Era um sonho talvez...-foi um sonho- Em que paz tão serena a dormi! Oh! Que doce era aquele sonhar... Quem me veio,ai de mim! Despertar?

1-O poema trata do amor de uma forma objetiva ou subjetiva?justifique
2-Qual é a imagem do sentimento amoroso que o eu lírico constrói?
3-Essa imagem corresponde a realidade do amou ou denota uma idealização ou sentimento?
4-Que recurso de linguagem conferen o caráter sentimental do poema,além do vocabulário?


Desde já agradeço ❤️M

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
58

➡️1-O poema trata do amor de uma forma objetiva ou subjetiva?justifique


O poema fala do amor de uma forma subjetiva , das contradições do sentimento amoroso .

O amor é condição de felicidade e causa sofrimento .



➡️2-Qual é a imagem do sentimento amoroso que o eu lírico constrói?


O sentimento amoroso era para o eu Lirico um sonho doce e nele possuía paz : massa realidade amor é sofrimento, "o inferno ".


➡️3-Essa imagem corresponde a realidade do amor ou denota uma idealização ou sentimento?


Não corresponde à realidade do amor , pois quando termina o soneto o eu Lirico afirma que só começou a viver quando começou a amar . Pois o amor é condição de vida .


➡️4-Que recurso de linguagem conferen o caráter sentimental do poema,além do vocabulário?


Ele usa de ANTITESES


"Como é que veio ATEAR

Quando -ai quando se há de APAGAR ?


Atear / apagar o eu Lirico usa de antíteses para falar das contradições do amor

Respondido por torres320
2

1) O poema trata do amor de maneira subjetiva. Percebemos isso pelo predomínio da função emotiva da linguagem, que é caracterizada pela presença da primeira pessoa, que não segura os seus sentimentos e pela subjetividade.

Subjetividade e eu lírico

É comum que, em textos poéticos, haja um predomínio de subjetividade. No texto de Almeida Garret, o eu poético retrata suas emoções e isso é notado por diferentes características, como uso de  exclamação, reticências, interjeição e escolha das palavras – “inferno de amar”, “que a vida destrói”, “atear” -, que indicam extravasamento dos sentimentos do eu lírico.

Link sobre interpretação de textos: https://brainly.com.br/tarefa/4461173

2) O eu lírico constrói uma imagem do sentimento amoroso baseada na contradição. Isso já é expresso no texto com as palavra "inferno" e "amar".

Contradição romântica

A base do Romantismo é o binômio "amor" e "sofrimento". Os ideais românticos estão baseados nessa eterna contradição.

Isso também ocorre no poema de Almeida Garret, que apresenta um eu poético que vive um amor “que alenta e consome”.  Esse fragmento indica que o eu lírico sofre por conta do sentimento amoroso. Apesar disso, esse amor é a razão de sua existência, evidenciando a contradição romântica.

Link sobre Romantismo: https://brainly.com.br/tarefa/44652461

3) A imagem não corresponde à realidade do amor. Trata-se de uma idealização.

Romantismo e idealização

Uma das características centrais do Romantismo é a idealização. Os poetas a utilizavam, muitas vezes, como proposital fuga da realidade. Isso era possível por meio da infância ou da mulher, a depender da geração a que pertencia cada poeta.

Por ser marcado pela subjetividade, o estilo literário conhecido como Romantismo não tem compromisso com a retratação da realidade, mas sempre dialoga com a idealização e, muitas vezes, é considerado como sinônimo dela.

Link sobre Romantismo: https://brainly.com.br/tarefa/25724473

4) Os recursos que atribuem caráter sentimental ao poema são estes: uso de figuras de linguagem ( como antíteses, por exemplo), ênfase na primeira pessoa do discurso, interjeições e exclamações.

Função da linguagem

No texto, há um predomínio da função emotiva, centrada no emissor. Além disso, apresenta outras características mencionadas acima que conferem um caráter sentimental ao texto.

A função emotiva é comum em textos que buscam expressar a subjetividade do sujeito lírico. O predomínio de uma função da linguagem é identificado pelo elemento da comunicação que é enfatizado.

Link sobre funções da linguagem: https://brainly.com.br/tarefa/25838476

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes