me ajudem com essa redação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por questões relacionadas ao desenvolvimento econômico do país, é importante que haja um bom sistema público de saúde que garanta uma população saudável e com qualidade de vida. Diversos países já atentam para a necessidade de prover sustentabilidade às políticas sociais, de modo a garantir o acesso da população aos serviços de educação, saúde, previdência, saneamento e assistência social, para que as suas sociedades possam se desenvolver, enfrentar a pobreza, gerar empregos e produzir riquezas. No Brasil, é o Sistema Único de Saúde (SUS) que garante o acesso das pessoas à saúde. Por isso precisamos que ele seja um sistema público, forte e de qualidade para que possa dar conta dos problemas que afetam a população de forma articulada.
O processo de urbanização brasileiro produziu cidades que geram graves problemas de saúde. A falta de acesso à água potável é responsável por doenças infecciosas e parasitárias, doenças de infecção oral-fecal, verminoses e outras, afetando inclusive a Taxa de Mortalidade Infantil pós neonatal, que é a mortalidade ocorrida dos 28 dias a 1 ano de vida, um indicador influenciado pelos casos de desnutrição infantil e infecções a ela associadas. Tal índice reflete as más condições de vida da população, sobretudo as condições socioeconômicas e ambientais. A falta de coleta e de tratamento de esgoto está na raiz e no agravamento de doenças como poliomielite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, verminoses em geral pela ingestão de água e alimentos contaminados.
As inundações recorrentes causam condições que propiciam as arboviroses, hepatites, leptospirose (transmitida pela urina contaminada de ratos) e doenças infectocontagiosas como diarreia aguda, cólera e febre tifoide (causada pela salmonela, bactéria encontrada em fezes animais).
A disposição inadequada de resíduos sólidos leva ao aumento de ratos, baratas, escorpião, insetos, etc., com a multiplicação de doenças relacionadas a esses vetores como leptospirose, hantavírus e peste bubônica.
Também relacionado ao processo de urbanização brasileira temos as doenças pulmonares devidas à insalubridade de residências em favelas super adensadas, as doenças mentais agravadas pelas condições estressantes do transporte público e do tráfego e as doenças relacionadas à poluição atmosférica agravada por um sistema de transporte que privilegia os automóveis particulares.
Um projeto de cidade que contemple a universalização do saneamento básico, o controle das inundações, a urbanização adequada das favelas, a melhoria das condições de habitabilidade das residências, o transporte público baseado em veículos não poluentes com tarifa acessível, a mobilidade ativa das ciclovias e vias de pedestres, a arborização extensiva, a implantação de parques públicos, a diminuição da violência no trânsito, todas essas são questões essenciais para avançarmos para cidades mais saudáveis.
Explicação:
ACHEI ISSO NO SITE VÊ SE ISSO TE AJUDA