Física, perguntado por Alemaorh3440, 6 meses atrás

ME AJUDEM

Calcule a aceleração em cada uma das situações


Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por starpxxk
0

Resposta:

Dá para calcular a aceleração pela fórmula da força resultante (F = m . a), mas primeiro precisamos calcular a própria força resultante, que se dá pela soma vetorial (sentidos iguais) ou subtração vetorial (sentidos opostos) das forças envolvidas.

a) Nesse caso a força resultante é nula, já que estão em sentidos diferentes e tem o mesmo valor (7 - 7 = 0). Portanto, a aceleração também vai ser nula, já que o sistema está em equilíbrio (parado).

a = 0

b) Aqui as forças também estão em sentidos opostos, então subtraindo a maior pela menor (15 - 8) temos uma força resultante de 7N. Jogando na fórmula, portanto:

7 = 10 kg . a

7/10 = a

a = 0,7 m/s²

c) Aqui, como as forças estão para o mesmo sentido é só somar as duas (16 + 16) que resulta em uma força resultante de 32N. Jogando na fórmula, portanto:

32 = 20 kg . a

32/20 = a

a = 1,6 m/s²

d) Aqui é a mesma situação da anterior. As forças estão no mesmo sentido  e somadas (1 + 5,2) dão uma força resultante de 6,2N. Jogando na fórmula, portanto:

6,2 = 3kg . a

6,2/3 = a

a ≅ 2,06 m/s²

Espero ter ajudado, bons estudos :)


starpxxk: Não tenho muita certeza se meu raciocínio e explicação estão exatamente corretos, até porque também sou estudante e também estou vendo esse assunto em dinâmica. Então, se estiver correto mesmo quando você receber o feedback da atividade pelo seu profe ou sua profa, por favor, volta aqui para me dizer e marcar como melhor resposta :)
Perguntas interessantes