ME AJUDEM!
BIOLOGIA
As plantas podem ser encontradas nos mais diversos ecossistemas e, para isso, apresentam diferentes adaptações às condições ambientais. Ao analisar três plantas, observou-se que a planta 1 apresenta folhas com uma grande área de limbo e vasto parênquima clorofiliano; a planta 2 apresenta folhas modificadas em espinhos e vasto parênquima aquífero; e a planta 3 apresenta estômatos geralmente na parte superior das folhas e vasto parênquima aerífero. É possível sugerir em que tipo de ambiente cada uma dessas plantas se desenvolve? justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Pelas condições da planta 1, podemos dizer que se trata de uma espécie característica de ambientes tropicais, abertos e com disponibilidade de raios solares. Já a planta 2 possui características de espécies de ambientes áridos e com pouca disponibilidade de água. Por fim, a planta 3 provavelmente é adaptada à ambientes alagados como o Pantanal ou Mangues.
A planta 1 possui folhas com grande área e um vasto parênquima clorofiliano, indicando que sua atividade fotossintética é bem intensa, visto que é nessa região da planta que mais ocorre a fotossíntese. Por tanto, para aproveitar o máximo que o ambiente pode proporcionar a ela, a planta adaptou sua folhas e seu parênquima.
A planta 2 possui parênquima aquífero, ou seja, um tecido especializado em armazenar água. Isso indica que o ambiente em que ela vive é árido e tem pouca disponibilidade de água. Além disso, suas folhas são modificadas em espinhos justamente para retardar a perda de água através delas.
A planta 3 possui um parênquima aerífero, ou seja, um tecido que armazena ar. Além disso seus estômatos se concentram na parte de cima das folhas. Tudo isso indica que se trata de uma planta que vivem em ambientes alagados, pois precisar de ar em sua constituição para se manter viva e, como suas folhas costumam ficar em contato com a água, os estômatos ficam na parte superior para evitar a submersão e conseguir realizar as trocas gasosas.