História, perguntado por tatielleapetec, 7 meses atrás

ME AJUDEM!! Av1 - Metodologia do Ensino de História
1)
Vimos que atualmente as escolas devem organizar o ensino das disciplinas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, desde a década de 1990 até recentemente, a maioria das escolas de educação básica organizaram o ensino das disciplinas de acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Sobre as orientações contidas nos PCNs para o ensino de história nas séries finais do ensino fundamental, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Os PCNs propõem eixos temáticos e indicam a necessidade do desenvolvimento dos conteúdos de maneira interdisciplinar.

b)
Os PCNs propõem o estudo da história tradicional e indicam a necessidade da organização dos conteúdos de forma linear e cronológica.

c)
Os PCNs priorizam a história europeia em detrimento da história do Brasil e indicam a importância do estudo de grandes acontecimentos políticos.

d)
Os PCNs priorizam temáticas relacionadas aos movimentos sociais e indicam a importância do trabalho com as noções de classes sociais e de luta de classes.

e)
Os PCNs propõem unidades temáticas a serem trabalhadas nas séries finais do ensino fundamental e indicam os objetos de conhecimentos relacionados às mesmas.

2)
"Os conceitos de jovem e adulto vêm sendo objeto de muitas considerações e debates. No mundo todo, vem se discutindo as características e as especificidades da vida humana em diferentes etapas, que incluem infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice, tratando-os não como preparação para a plenitude ou para a decadência, mas sim como momentos cujo significado se constrói nas relações sociais intergeracionais e intrageracionais experimentadas por todos os seres humanos ao longo da vida. No caso da EJA, isso implica respeitar e valorizar a diversidade dos sujeitos, reconhecer suas necessidades específicas e acolher as contribuições que podem dar em função de suas experiências de vida e profissionais. Daí o primeiro aspecto implicado na formulação de expectativas de aprendizagem para a EJA: incluir explicitamente o idoso como parte importante do público potencial dessa modalidade de educação"

Sobre a Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
Tem como principal adversidade o fato de seus educandos serem pessoas muitas vezes de faixas etárias bastante diferentes, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem.

b)
É uma modalidade que desempenha as funções reparadora, equalizadora e qualificadora.

c)
Depende de um plano de ensino sólido que permita desconstruir visões enraizadas pelos educandos.

d)
Por ser uma modalidade destinada a pessoas que já estão em idade de integrar o mercado de trabalho, deve se constituir um plano educacional associado à capacitação profissional.

e)
Exige um plano de ensino fechado e consistente para facilitar a transmissão de conhecimento aos seus alunos que apresentam déficit educacional.

3)
Ao longo da história da educação brasileira, também os currículos escolares apontavam para a importância social do ensino de História. Uma das tradições da área tem sido a de contribuir para a construção da identidade, sendo esta entendida como a formação do cidadão patriótico, do homem civilizado ou da pessoa ajustada ao seu meio. Isto é, caberia à História desenvolver no aluno a sua identidade com a pátria, com o mundo civilizado ou com o país do trabalho e do desenvolvimento.

Na atualidade, o entendimento dos historiadores e professores de História sobre as contribuições de sua área para a construção da identidade social mudou. Assinale a alternativa que melhor expressa essa mudança:

Alternativas:

a)
ao contrário do ensino de história tradicional, as novas abordagens procuram evidenciar a identidade como uma construção subjetiva.

b)
ao contrário do ensino de história tradicional, as novas abordagens tratam a identidade como algo fora do escopo da educação formal.

c)
ao contrário do ensino de história tradicional, as novas abordagens enfatizam as relações identitárias como formas de relação de poder entre os grupos sociais.

d)
ao contrário do ensino tradicional de história, as novas abordagens privilegiam a identidade religiosa.

e)
ao contrário do ensino tradicional de história, as novas abordagens desconsideram as identidades de gênero, raça ou classe social.

Soluções para a tarefa

Respondido por lanysousa229
0

Resposta:

1... B

2...D

3...D

Explicação:

vai por mim

Perguntas interessantes