História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Me ajudem
alguém sabe?
Tema: Segunda guerra



queria saber a opinião de vocês: se esta bom/tenho que melhorar/mudar algo.



vale 33 pontos



Leiam Aqui:

Quem Foi
Irena Sendler ?

Irena Sendler (em polaco: Irena Sendlerowa, nascida Krzyżanowska) (15 de fevereiro de 1910 - 12 de maio de 2008), também conhecida como "O Anjo do Gueto de Varsóvia," foi uma ativista dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas ao conseguir que várias famílias escondessem filhos de judeus no seio do seu lar e ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida. Na Polônia, a perseguição nazista aos judeus iniciara-se imediatamente após a invasão.
qual foi sua relação com
a segunda guerra mundial?

Quando iniciou a Segunda Guerra Mundial a polaca foi confrontada com as horríveis condições de sobrevivência das pessoas no Gueto de Varsóvia e uniu-se ao Conselho de Ajuda de Judeus, conseguindmesmo permissão para entrar no Gueto.O objetivo era limpar os esgotos e prevenir doenças, mas Irena propunha aos pais de filhos judeus levá-los dali e escondê-los em lares temporários. Quando as crianças chegavam ao novo local, recebiam novas identidades, a fim de ocultar a sua herança judaica. No entanto, a pensar no futuro daqueles jovens, Irena apontava todos os dados em pedaços de papel, que escondia num jarro enterrado no quintal.
As suas atividades acabaram por ser descobertas pelos Nazistas e a polaca foi presa e brutalmente torturada. Mesmo depois de lhe partirem vários ossos, Irena nunca revelou os nomes e moradas das crianças escondidas.Acabou por ser condenada à morte, mas no dia da execução.um corajoso soldado alemão ajudou-a a escapar. No final da guerra acabou por entregar as notas a Adolfo Berman, primeiro presidente do comitê de salvação dos judeus sobreviventes. Porém, para seu desgosto, a maior parte já tinham sido mortas nos campos de concentração.
Dentro do gueto, as condições de vida eram subumanas. As cotas de alimentos eram mínimas, produtos sanitários e farmacêuticos em quantidade insuficiente. Grande parte da população sequer tinha abrigo; quem conseguia algum cômodo o partilhava, com mais 10 pessoas. Além das execuções sumárias, os nazistas queriam matar os judeus de fome, frio e doenças. Entre o início de 1940 e meados de 1942, uns 83 mil morreram.
Com o passar dos meses, as condições de vida no gueto se tornaram ainda mais terríveis. Sabe-se que a partir de junho de 1941 o número mensal de mortes chegou a 5 mil. Irena estava definitivamente convencida de que a única forma de salvar alguém daquele inferno era ajudando-o a fugir. Tornara-se ainda mais premente remover do gueto o maior número possível de pessoas. Irena já estava de posse de uma lista de endereços onde os judeus poderiam ficar, principalmente as crianças, até conseguir documentos de identidade "arianos" e encontrar um lugar onde viver em relativa segurança. Sendler e Schultz conseguiram 3 mil documentos falsos.Como as deportações continuavam sem tréguas, Irena decidiu procurar ajuda e se filiou à Zegota, movimento clandestino com a infra-estrutura e o dinheiro necessários. Esta organização, que contava com o apoio financeiro de judeus britânicos, foi criada naquele fatídico mês de julho por poloneses católicos, muitos, entre eles, membros da resistência, que se opunham ao extermínio em massa de judeus. O objetivo era ajudar os judeus a sobreviver em meio à população local. Infelizmente quando começou a operar, no final de 1942, já era tarde para a maioria dos judeus de Varsóvia. Mais de 280 mil já haviam sido mortos em Treblinka.
No entanto, ainda havia milhares dentro do gueto e outros tantos vivendo escondidos em Varsóvia e outras cidades.O resgate de uma criança judia requeria a ajuda de no mínimo dez pessoas. O primeiro passo era fazer contato com as famílias dentro do gueto. Persuadir pais a se separarem dos filhos era uma tarefa dolorosa.A única certeza era que se lá permanecessem, a probabilidade de sobreviver era praticamente nula. Eu sabia que os primeiros a serem mortos pelos nazistas eram as crianças. Durante os últimos três meses antes da liquidação do gueto, lutando contra o tempo, Sendler e Schultz retiraram 2.500 crianças.


Usuário anônimo: queria saber também a opinião de vocês
Usuário anônimo: aqui
Usuário anônimo: vou postar

Soluções para a tarefa

Respondido por babygirl34
6
Está ótimo assim, bem resumido.

Usuário anônimo: obg
babygirl34: por nada!!
Usuário anônimo: então posso mandar para a professora fazer xerox?
Respondido por yasminestudando
3
na minha opinião está ótimo

Usuário anônimo: obg
yasminestudando: de nada
Usuário anônimo: então posso mandar para a professora fazer xerox?
yasminestudando: sim
Usuário anônimo: ok
Perguntas interessantes