Ed. Física, perguntado por atlcntc, 8 meses atrás

Me ajudem ai galera pfvvvvvvv / 1) Elaborem um texto apontando as contribuições identificadas sobre as práticas das
ginásticas de conscientização corporal. Esse texto deverá focar nas práticas da ginástica de
conscientização corporal e suas relações com aspectos da melhoria da qualidade de vida.

Soluções para a tarefa

Respondido por trgheno
10

Resposta:

Um dos principais fundamentais do desenvolvimento motor do aluno, é que se permita na sua vivência corporal várias experiências de movimento. A Educação Física é um processo de Educação em Saúde, seja por vias formais ou não formais, pois ao promover uma educação afetiva para a saúde e uma ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se um meio afetivo para a conquista de um estilo de vida ativo e com qualidade (LEGUETE, 1987)

   Durante muito tempo a aula de Educação Física na escola foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando uma concepção dicotômica de corpo e mente, atualmente, por força legal, a Educação Física é considerada disciplina integrante do projeto pedagógico da escola. (PEREIRA, 2006)

   A Educação Física escolar é uma matéria de ensino adorável, e de grande importância, independente da modalidade a ser trabalhada. Algumas pessoas dizem que a Educação Física traz desordem nas escolas, mas não sabem que esta é benéfica e restauradora para a instituição, pois sua desordem é portadora de uma ordem interna, que lhe é peculiar e que pode criar, ou vir a criar uma outra ordem na escola. (LISTELLO, 1979)

   Segundo Nascente (1988), a Ginástica é “conjunto de exercícios corporais com o objetivo de aprimorar ou corrigir as capacidades físicas”. Já para Holanda (1986), “arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo, e dar-lhe agilidade; o conjunto de exercícios corporais sistematizados para esse fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, artísticos, terapêuticos, etc.”.

   Assim, podemos entender a Ginástica, como forma de trabalho corporal, realizado em espaço fechado, ao ar livre, na água, com ou sem aparelhos e materiais, com ou sem utilização de musica, proporcionando experiências corporais que visam à conscientização do próprio corpo, suas possibilidades de movimento e a busca de um estilo individual de executá-lo, através de movimentos ritmados, alegres, expressivos, com variações dinâmicas, geral e localizados.

   A palavra ginástica diz-se vir do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimos”, que significa nu. Mas, já para o homem pré-histórico, a atividade física tinha um papel importante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral (BOURGEOIS, 1998).

   Todas as crianças têm necessidade de desenvolver as habilidades físicas básicas e devem ser exploradas, abrangendo o manancial de movimentos que dispõem o corpo e a mente. Os primeiros passos para a atividade, pode ser considerado proveniente da evolução natural dos movimentos do ser humano, como deslocamentos simples, saltos, giros, apoiar nos aparelhos, balançar... (BOURGEOIS, 1998).

   Como modalidade esportiva a ginástica teve sua oficialização e regulamentação há pouco tempo, enquanto que na mera condição de prática metódica de exercícios física já a encontramos nas civilizações da China e da Índia, nos idos do ano 2.600 AC., tendo sido amplamente desenvolvido pelos gregos e daí seguiu o rastro cultural do Helenismo, passando ao Império Romano e chegando aos nossos dias. (BOURGEOIS, 1998).

   O universo da ginástica no contexto escolar é muito abrangente, e as possibilidades de movimento e expressão através da ginástica são diversas. A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade. (SOUZA, 1997),

   A ginástica é muito importante para a vida da criança, tanto para seu desenvolvimento, quanto de forma lúdica, pois é uma atividade completa e satisfaz a criança.


alvesthainara904: oii me ajuda a fazer um texto Pfvr
trgheno: mas esse é o texto e de forma bem resumida
trgheno: tive esse conteúdo a pouco tempo e o meu professor me deu esse texto
trgheno: eu só resumi
alvesthainara904: Ahh ta rs
Respondido por ruancastro15
2

Existem diversos benefícios que estão atrelados à prática das ginásticas de conscientização corporal, como uma contribuição direta para a diminuição do estresse, e aumento da qualidade de vida.

Como a prática da ginástica de conscientização corporal pode contribuir para uma melhor qualidade de vida?

A prática da ginástica de conscientização corporal pode de fato ser uma grande aliada para o desenvolvimento de uma vida saudável pois esta trabalha não apenas a saúde física (com alongamentos e exercícios específicos), mas também trabalha a saúde mental com a autopercepção.

Saiba mais sobre ginástica de conscientização corporal: https://brainly.com.br/tarefa/32168607

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes