Português, perguntado por DaniMahone, 1 ano atrás

Me ajudem a resumir <3 POR FAVOR !
No período colonial (século 16 - século 18), os nascidos na cidade do Rio de Janeiro eram conhecidos por duas denominações: "carioca", devido ao Rio Carioca , que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca", isto é, os moradores da cidade do Rio de Janeiro, eram chamados de "cariocas"); e "fluminense", numa referência ao termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio" dos nomes da cidade e da capitania do Rio de Janeiro.

Em 1834, através do Ato Adicional à Constituição de 1824, o município do Rio de Janeiro se separou da Província do Rio de Janeiro para constituir o Município Neutro, com administração vinculada diretamente à corte imperial brasileira. O termo "carioca" foi, então, reservado para ser o gentílico do novo município, enquanto que o termo "fluminense" continuou a ser o gentílico da Província do Rio de Janeiro3 .

Em 1891, após a Proclamação da República do Brasil em 1889, o Município Neutro transformou-se no Distrito Federal e a província do Rio de Janeiro transformou-se no estado do Rio de Janeiro. Em 1960, com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara. Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, os cariocas passaram a ser um subgrupo dos fluminenses.

Soluções para a tarefa

Respondido por EmillyPatrícia
4
 O termo "carioca" foi, então, reservado para ser o gentílico do novo município, enquanto que o termo "fluminense" continuou a ser o gentílico da Província do Rio de JaneiroNo período colonial (século 16 - século 18), os nascidos na cidade do Rio de Janeiro eram conhecidos por duas denominações: "carioca", devido ao Rio Carioca , que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca", isto é, os moradores da cidade do Rio de Janeiro, eram chamados de "cariocas"); e "fluminense", numa referência ao termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio" dos nomes da cidade e da capitania do Rio de Janeiro.

Em 1834, 
o município do Rio de Janeiro se separou da Província do Rio de Janeiro para constituir o Município Neutro, .
Em 1960, com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara. Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, os cariocas passaram a ser um subgrupo dos fluminenses.

DaniMahone: Obrigada !
Perguntas interessantes