Me ajudem a responder essas questões !!
1- O que agora claramente transparece é que não há tempos futuros nem pretéritos. É impróprio afirmar que os tempos são três: pretérito, presente e futuro.
O trecho remete diretamente à noção agostiniana de que:
a) o pretérito consiste no presente das coisas passadas.
b) a eternidade é atestada pela permanência dos seres naturais.
c) o futuro é a realização das esperanças no presente.
d) o presente é exclusivamente exterior à alma humana.
e) a temporalidade é calculada por meios físicos.
2- Os argumentos de São Tomás abrem caminho para a revalorização do aristotelismo, do mundo natural como objeto de conhecimento. Conhecemos Deus por seus defeitos, pela sua obra, a Criação, o mundo criado, a natureza [...]. Isso torna legítimo, do ponto de vista teológico, o interesse pela investigação científica do mundo natural [...].
De acordo com o texto:
a) Tomás de Aquino, com suas reflexões sobre a essência e existência, confere a superioridade à filosofia em relação à teologia.
b) Tomás de Aquino, com seu projeto de conciliação entre fé e razão, inaugura os procedimentos da ciência moderna.
c) Tomás de Aquino, com o conjunto de seus escritos, rejeita completamente as teses filosóficas de Agostinho.
d) Tomás de Aquino, com sua teologia natural, estabelece conhecimentos definitivos em relação à natureza.
e) Tomás de Aquino, com as cinco vias para a demonstração da existência de Deus, valoriza o conhecimento da realidade física.
3- Que, tomada em si e absoluto, uma filosofia verdadeira deva sua verdade unicamente à sua racionalidade é indiscutível; santo Anselmo e santo Agostinho foram os primeiros a dizê-lo. Mas que a constituição dessa filosofia verdadeira só tenha podido completar-se com ajuda da revelação, agindo como um socorro moral indispensável à razão, é igualmente certo do ponto de vista dos filósofos cristãos [...]
Esse texto de Étienne Gilson sobre a formação da filosofia medieval possibilita observar que:
a) os pensadores cristãos incorporam as reflexões filosóficas no horizonte doutrinário do cristianismo.
b) os pensadores cristãos superam as incertezas da filosofia com a apresentação de verdades incontestáveis.
c) os pensadores cristãos desprezam as teses platônicas e comprovam os acertos das especulações aristotélicas.
d) os pensadores cristãos submetem as concepções filosóficas ao rigor dos testes experimentais de verificação.
e) os pensadores cristãos reproduzem as teses das escolas helenísticas e acrescentam-lhes uma dimensão metafísica.
Soluções para a tarefa
1- Para Agostinho: É impróprio afirmar que os tempos são três: pretérito, presente e futuro.
a) o pretérito consiste no presente das coisas passadas.
Para Agostinho, os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das coisas futuras e presente das coisas presentes. Portanto, o tempo é subjetivo, pois o modo como nos referimos às coisas depende totalmente de elementos internos: memória, expectativa, sentimento etc.
O que colocamos em relações temporais são impressões mentais e se encontram na alma: tempo passado: memória, o tempo futuro: expectativa e o tempo presente: passado presente e futuro presente.
2. Em São Tomás de Aquino:
e) Tomás de Aquino, com as cinco vias para a demonstração da existência de Deus, valoriza o conhecimento da realidade física.
São Tomás de Aquino parte do pensamento de Aristóteles, isto é, do sensível, do empírico, de realidades concretas e de um mundo hierarquicamente ordenados, para chegar ao inteligível e distingue cinco vias para caracterizar o conhecimento e provar a existência de Deus.
1. Primeiro motor imóvel
2. Primeira causa eficiente
3. Ser Necessário e os seres possíveis
4. Graus de Perfeição
5. Governo Supremo
3. Étienne Gilson sobre a formação da filosofia medieval:
b) os pensadores cristãos superam as incertezas da filosofia com a apresentação de verdades incontestáveis.
Étienne Gilson defende não só que a filosofia medieval foi influenciada pelo cristianismo como também que, por causa dessa influência, tornou se uma filosofia distintamente cristã. Gilson explicita que os pensadores da Idade Média em geral, concebiam a união entre o exercício da razão com a fé na Revelação cristã.
Bons estudos!