Me ajudem a responder essa 4 questões.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1- As afirmações estão corretas. Calor é energia térmica em trânsito, ocorre quando há diferença de temperatura entre dois corpos, onde o corpo com maior temperatura transfere calor para o corpo de menor temperatura. O corpo com maior temperatura tem maior quantidade de energia térmica, ou seja tem mais calor que o corpo de menor temperatura. A energia interna é a soma das energias cinética e potencial dos átomos e moléculas de uma substância ou corpo. Quanto maior a temperatura maior a sua energia interna.
2- A condição para que ocorra transferência de energia térmica entre dois corpos é a diferença de temperatura, onde a energia flui do corpo com maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa energia térmica é conhecida como calor.
3-
I - Os três cubos tem a mesma energia interna nula.
Falso. A energia interna é a soma das energias cinética e potencial das moléculas. Para que se tenha energia interna nula, é necessário que a soma das energias seja zero, ou seja que a temperatura dos corpos seja zero absoluto (zero kelvin).
II - Os cubos M e A estão em equilíbrio térmico.
Verdadeiro. O equilíbrio térmico é atingido, quando dois ou mais corpos estão a mesma temperatura.
III - A diferença de temperatura entre os cubos A e B é diferente de zero.
Falso. Os cubos M e A tem a mesma temperatura que o cubo B, portanto estão em equilíbrio térmico e não existe diferença de temperatura entre os corpos.
IV - O calor contido em cada um dos três cubos é o mesmo.
Verdadeiro. Como os cubos estão em equilíbrio térmico, ou seja estão com a mesma temperatura, a energia térmica dos cubos é a mesma.
4- Seguindo a expressão dada pelo exercício para o equilíbrio térmico, temos:
Ta = Tb = Tc.
Na situação dada pelo problema, podemos ter duas situações.
Primeira situação.
Não existe equilíbrio entre os corpos. Nesse caso os corpos D, E e F não estão em equilibrio térmico, sendo assim, podemos representar suas temperaturas da seguinte forma:
Td ≠ Te ≠ Tf
Segunda situação.
O exercício descreve que D e E não estão em equilíbrio, e que E não está em equílibrio com F. Mas é possível que D esteja em equílibrio com F, já que essa situação não foi descrita no problema. Portanto podemos representar as temperaturas da seguinte forma:
Td = Tf ≠ Te