Me ajudem a resolver essas questões:
1 – Aponte algumas características da sociedade russa antes da Revolução de 1917.
2 – Descreva as condições de vida do povo russo antes da Revolução.
3 – Como a primeira Guerra Mundial influenciou na Revolução Russa de 1917
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 -Características principais do período que você citou:
* Estado absolutista liderado por um monarca, o czar.
* Nível de modernização industriário na Rússia era baixo.
* Estado praticamente agrário, assemelhando-se ao regime feudal europeu, tanto em produção com em comercialização.
* Cidadãos pagavam altas taxas de impostos
2 - Para entender a Revolução Russa em seu contexto de época é preciso que se leve em conta as condições históricas vigentes na Rússia envolvida na I Guerra Mundial, que levaram à eclosão de um processo revolucionário naquele país.
O ano de 1917 começara, na Rússia, com o pipocar de manifestações, greves, atos de insubordinação militar que conduziram, muito rapidamente, à implosão da ditadura do tzar Nicolau II – uma velha monarquia – em menos de uma semana, em fevereiro.
Naquele ano de 1917, com a Rússia em plena guerra de rapina, ao lado de potências europeias, no mês de fevereiro [março no calendário ocidental], as mulheres saíram às ruas em passeata de luta e de protesto; foi o estopim para que um incêndio social se multiplicasse no campo e nas cidades. Como parte desse processo de rebelião urbana e também rural contra o poder do imperador (tzar), formaram-se por toda a Rússia, a partir dali, assembleias de trabalhadores, soldados e camponeses que tomaram a forma organizada de sovietes (palavra russa para conselhos), isto é, organismos democráticos de representantes dos trabalhadores e soldados eleitos pela base, nas fábricas, unidades produtivas e batalhões.
A Rússia estava envolvida até o pescoço, na carnificina mundial que já durava mais de três anos.
3 - Ela era, de longe o país mais devastado pela I Guerra: suas contradições sociais, seu impasses históricos eram mais agudos. As baixas de guerra, que se contavam aos milhões, eram as mais elevadas, e as deserções começavam a ocorrer em massa.
Na Rússia havia – ao contrário de outros países em guerra – um partido revolucionário, inserido na classe trabalhadora, contrário à guerra, a favor da imediata entrega de terras aos camponeses e, a partir da chegada de Lenin, em abril, a favor do “todo poder aos sovietes” e com estratégia e projeto para vencer; este foi o elemento que fez toda a diferença nos marcos daquela irrupção revolucionária de massas. Passa por aí a discussão sobre a Revolução de Outubro, e não pela explicação reducionista de certos autores que só querem levar em conta o atraso, a indigência nacional e a fraqueza política do imperador antes, ou do governo liberal de Kerenski depois.
Resposta:
1- Antes das Revoluções de 1917 a Rússia ainda era uma monarquia absolutista em pleno século XX, dotada de uma economia fortemente agrária, a maior parte da população vivia nos campos, a indústria era pouco desenvolvida e a Rússia se encontrava tão atrasada cientificamente e tecnicamente quanto culturalmente.
2- As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Em geral, eles habitavam moradia precária e sem ventilação. Alimentavam-se basicamente de pão preto, batata e torta de farinha de milho.
3- A Revolução Russa derrubou um governo absolutista e criou o primeiro estado comunista do mundo, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. ... A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial e a condição dos operários, que trabalhavam muito e ganhavam quase nada, foram algumas das causas da insatisfação popular.
espero ter ajudado!!
Explicação: