ME AJUDEM!!!
A que vocês atribuem a diferença no batimento cardíaco em repouso e após a atividade física?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam.
O coração possui sistemas autônomos de controle que permitem seu funcionamento sem qualquer influência nervosa, porém a eficácia da ação cardíaca pode ser modificada pelos impulsos reguladores do sistema nervoso central. O coração está conectado ao sistema nervoso por dois diferentes grupos de nervos, os sistemas simpático e parassimpático. O sistema simpático, quando estimulado, aumenta a frequência cardíaca, aumenta a força de contração e também aumenta o fluxo sanguíneo para suprir o aumento da nutrição do músculo cardíaco. O sistema simpático aumenta a atividade cardíaca como bomba, efeito necessário quando um indivíduo é submetido a situações de estresse, tais como, exercícios, doenças, calor excessivo e outras condições que exigem um rápido fluxo sangüíneo através do sistema circulatório. Os efeitos simpáticos sobre o coração constituem o mecanismo de auxílio utilizado numa emergência
O sistema parassimpático tem efeitos como, diminuição da frequência de batimentos cardíacos, diminuição da força de contração do músculo atrial, diminuição na velocidade de condução dos impulsos através do nódulo átrio-vesntricular, retardando a contração atrial e ventricular e também a diminuição do fluxo sanguíneo para manter a nutrição do músculo cardíaco
Este presente trabalho tem como objetivo demonstrar a comparação de resultados entre a freqüência cardíaca e a freqüência respiratória de participantes que foram submetidos a correr e de participantes que foram submetidos a caminhar um determinado percurso.
Os dados foram coletados de cinco participantes, com faixa etária de 18 a 20 anos, aferindo a freqüência cardíaca e respiratória medidos em repouso, durante um minuto. Após a coleta destes dados, os participantes foram submetidos a correr dois lances de escada três vezes seguida, em velocidade rápida. Cada participante se pôs em repouso, e imediatamente foram coletados os dados de frequência cardíaca e respiratória, estes foram coletados em intervalos de dois minutos, durante o tempo total de dez minutos.
Na segunda etapa da coleta de dados, os cinco participantes caminharam os lances de escada em velocidade normal e foram coletados os dados igualmente aos que correram, medindo a frequência cardíaca e respiratória durante um minuto e no intervalo de dois minutos, totalizando dez minutos.
A freqüência cardíaca e respiratória dos participantes em repouso é praticamente igual em quase todos. Após o exercício físico, alguns participantes tiveram maior elevação da taxa de batimentos cardíacos, e outros demoraram mais para voltar à normalidade após o exercício. Isso se deve ao fato de alguns participantes terem um melhor condicionamento físico do que os outros. O condicionamento físico influencia no aumento ou não da freqüência cardíaca e respiratória do participante, consequentemente se o participante tiver uma vida em que executa atividades físicas, terá mais resistência ao aumento dos batimentos e em repouso após o exercício voltará à normalidade com mais rapidez.