Me ajudem a fazer um resumo gente é pra segunda!!!!
. Vírus, doenças e vacinas
Os vírus sempre foram estudados em função das doenças que provocam: as viroses.
Poucos medicamentos são eficazes no tratamento de doenças virais que afetam seres humanos. O efeito dessas drogas é tentar, de alguma forma, interromper o ciclo de reprodução dos vírus. No entanto, a maneira mais eficaz de combate às saneamento básico, dos cuidados com a saúde pública e da prevenção do ambiente.
Outra forma de prevenção de várias doenças, inclusive as virais, é a aplicação de vacinas. Desde o momento do nascimento, há no organismo humano um sistema de defesa chamado sistema imunitário, que atua contra microrganismos invasores, como os vírus e as bactérias; porém, esse sistema não consegue nos proteger da ação de todos esses microrganismos.
As vacinas podem ser administradas oralmente ou por injeções. Elas são capazes de preparar o organismo contra o agente causador da doença, ajudando-nos a desenvolver as defesas necessárias para isso.
Para entendermos melhor como funcionam as vacinas, é importante conhecermos dois conceitos: antígenos e anticorpos.
Antígenos: quaisquer substâncias estranhas a um organismo, como microrganismos, medicamentos, alimentos e toxinas, que provocam a formação de uma resposta do organismo, com a produção de anticorpos.
Anticorpos: substâncias produzidas pelo sistema imunitário com a função de combater os antígenos presentes no organismo. Um anticorpo é específico para um determinado antígeno, isto é, ele só consegue combater um único antígeno.
A maioria das vacinas virais é produzida a partir de vírus mortos ou enfraquecidos (antígeno). Quando esses antígenos são introduzidos em um indivíduo (ao ser vacinado), não são capazes de desenvolver a doença em questão, justamente por estarem mortos ou enfraquecidos. Entretanto eles estimulam o organismo a produzir os anticorpos para combatê-la. Com a aplicação da vacina, o corpo “aprende” a produzir os anticorpos específicos para o antígeno em questão. Dessa forma, em uma possível infecção, ele já estará preparado para se defender.
É importante saber que as vacinas têm finalidade preventiva, isto é, protegem de doenças imunizando o organismo. Dependendo do tipo de vacina, sua ação pode perdurar toda a vida ou somente certo período de tempo, como é o caso da vacina contra a febre amarela, que garante imunidade por cerca de 10 anos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
faça o primeiro o segundo,o sexto e o quinto parágrafo...
Perguntas interessantes