ENEM, perguntado por vpz1nff, 4 meses atrás

Me ajudem a criar um texto pequeno apólogo TIJOLO E CIMENTO O TEMA

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiolatreco
0

Resposta:

Apólogo: um gênero em construção

 

 

AFONSO, Manoela (UEL - G)

NASCIMENTO, Elvira Lopes (UEL)

 

 

0.     Introdução:

Este trabalho visa construção e desconstrução do gênero apólogo na perspectiva do Interacionismo sócio-discursivo, além de ter o propósito de verificar, através de análises quantitativas o tipo predominante de discurso existente neste gênero de texto. Propõe-se também em trazer resultados sobre o tema do enunciado, ou seja, tema do gênero, algo de grande importância para o ensino, uma vez que trabalha diretamente com os temas transversais que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os documentos oficiais da educação no Brasil.

 

 

1. O tema do gênero e suas intenções:

A teoria sócio-interacionista para estudo dos gêneros textuais proposta por Bronckart (1999) envolve diversas outras fontes que justificam a realização de seu estudo. Uma delas é a Teoria do Enunciado Concreto do Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev  que trata do tema do enunciado e  que para Bronckart corresponde ao tema do gênero.

Segundo Souza (1999), todo enunciado[1] é composto por  duas partes, uma verbal que diz respeito à palavra propriamente dita e outra que é de conteúdo extra verbal, ou seja, possui elementos referentes à esfera espacial, semântica e volitiva. Esta última esfera agrega os valores sociais que estão diretamente ligados aos gêneros e que se abrem para a identificação do tema.

Outra consideração que deve ser feita é quanto às características sociais da comunidade discursiva e a complexidade concreta do horizonte ideológico (conceitos, crenças, etc.) que existe em cada texto de cada gênero textual. Considerando, assim, a palavra como um fenômeno ideológico, temos em seus inúmeros significados manifestações que influenciam as relações sociais a partir das vozes que a enunciam concretamente. Desta forma, se um enunciado é concreto, é histórico; se ele é histórico, é humano; se ele é humano, é social; se ele é social, é ético; se ele é ético, é consciente, tudo isso em interação orgânica.(SOUZA, 1999, p. 93).

Visualizando valores sociais dentro de qualquer texto identificamos o objeto de sentido desse texto, que quando se torna o tema do enunciado traz restrições a respeito do objeto e fica específico, de acordo com as vozes que interferiram no discurso do autor. E para conseguir o efeito desejado, o autor faz uso de um gênero de texto que seja condizente  com as suas intenções. Tal afirmação é reforçada por Bakhtin (São Paulo, p.279) quando diz que “a riqueza e a variedade dos gêneros do discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável, e cada esfera  dessa atividade comporta um repertório de gêneros do discurso que vai diferenciando-se e ampliando-se a medida que a sua própria esfera se desenvolve e fica mais complexa.”

Portanto, o tema é a junção de três “autores” dentro de um só enunciado: aquele que escreve, aquele que lê e/ou ouve, e aquele/aquilo de que/quem se fala. Além disso, o Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev diz que o tema transcede a língua, pois este é um ato sócio-histórico preciso (SOUZA, 1999 p. 111).

Realizando uma comparação prática entre a teoria do enunciado concreto e um texto do gênero textual pesquisado faremos aqui uma verificação:

Explicação:

Perguntas interessantes