ME AJUDEM!!!!! +15 PONTOS!!!! (POR FAVOR NÃO COLOQUE RESPOSTAS MUITO LONGAS!!!!) É PRA AMANHÃ!!!!!!
Atividade: Fazer uma leitura, pesquisar em livros e/ou internet sobre:
1. Expedições, feitorias e pau-brasil
2. A disputa pela nova terra
3. As capitanias hereditárias
4. O governo geral
5. As câmaras municipais
6. A economia colonial
7. O engenho
8. O trabalho no engenho
9. A américa portuguesa - um grande canavial?
10. Produção de alimentos
Soluções para a tarefa
Resposta:
só a 9 q n entendi muito bem, mais espero ter ajudado
Explicação:
1- Pau Brasil foi a primeira coisa mais importante que os portugueses acharam, feitoria eles faziam para conseguir coisas
2-No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado “Novo Mundo” (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Logo, os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de “selvagens”.
3-As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas.
4-O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.
5-As Câmaras Municipais representavam o poder local das vilas no período colonial da história do Brasil. Elas surgiram em função da necessidade da coroa portuguesa em controlar e organizar as cidades e vilas que se desenvolviam no Brasil.
6-A economia colonial brasileira é integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio colonial – Portugal tem a exclusividade do comércio com a colônia –, é altamente especializada e dirigida para o mercado externo.
7-Uma usina, engenho de açúcar ou simplesmente engenho é, stricto sensu, a moenda de cana-de-açúcar. Lato sensu, designa todo o estabelecimento agroindustrial especializado na transformação da cana-sacarina em açúcar, melaço, aguardente de cana e etanol.
8-Os escravos de campos integravam 80% dos trabalhadores escravizados dos engenhos de açúcar e trabalhavam plantando, colhendo, guiando boiadas e outros animais, pescando, caçando, entre outras coisas. ... O sistema de trabalho nos engenhos era geralmente por tarefas, ou seja, cada escravo exercia uma tarefa diária.
9-Um canavial é um habitat natural encontrado em zonas inundáveis, depressões inundadas ou estuários. Estas áreas estão localizadas à beira de lagos, lagoas, brejos e remansos do rio onde a vegetação seca ciclicamente e é transformada em palha.
10-Podemos considerar a produção de alimentos como necessidade básica para a nossa sobrevivência. Isto quer dizer que as populações vão sendo envenenadas lentamente, através da absorção de produtos químicos de que os alimentos estão impregnados.