ME AJUDEEEM PELO AMOR DE DEUS
3) Leia o texto e responda a questão: Noticia maquiada também fica assim: irreconhecível. Uma disfarçadinha aqui, outra mexidinha ali. Um pouquinho de maquiagem pode fazer milagres. Pena que as vezes e usada sem o mínimo de ética, especialmente quando o assunto é jornalismo. Maquiar notícias e números é tirar do cidadão o seu direito de tomar opiniões e de fazer escolhas. É por isso que optamos por fazer um jornalismo as claras, de cara limpa, por mias feios que os fatos possam ser. Somos uma revista que acredita que opiniões incertas, investigações a fundo e compromisso com a verdade são os únicos caminhos para um país, mais justo e independente. O que falta mesmo é transparência. (Fola de São Paulo. 21/03/03, p. B-10- Adaptado) Os diminutivos constantes no texto apresentado- “disfarçadinha”, “mexidinha” e “pouquinho”- dão uma ideia de que o inicio do texto¿
A) Ironia B) Piada C) Seriedade D) Cautela E) Elogio
6) Alguns definem a pontuação como um assunto simples (...), Mas apesar de aparentemente simples, de vez em quando surgem duvidas e consequentemente cometemos alguns erros na sua utilização. Assim, leia abaixo o título de uma noticia e responda sobre o uso da virgula. Avalie se o jornal cometeu ou não algum erro. Morre de câncer, Cynthia, primeira esposa de Lennon (Jornal do Commercio, 02 de abril de 2015, caderno C- Pág. 10) Em relação a pontuação pode-se dizer que:
A) Está corretamente pontuado, mas uma virgula opcional poderia ser retirada. B) Não está corretamente pontuado, pois duas virgulas devem ser retiradas.
C) Está corretamente pontuado.
D) Não está corretamente pontuado, pois uma virgula deve ser retirada.
E) Não está corretamente pontuado, pois mais uma virgula obrigatória deve ser empregada.
7) Leia estes versos: “As ondas amarguradas Encostam a cabeça, mas pedras do caos. Até as ondas possuem Uma pedra para descansar n cabeça. Eu na verdade possuo Todas as pedras que há no mundo, Mas não descanso”. (Murilo Mendes) A figura de linguagem que ocorrem nos versos 5 e 6 é a
A) Anáfora B) Hipérbole C) Metáfora D) Antítese E) Aliteração
9) Bizarro: 1. Gentil, nobre, generoso. 2.Bem-apessoado, bem—parecido, garboso. 3. Vestido com elegância. 4. Fanfarrão, jactancioso. 5. Extravagante, esquisito. (Aurélio Buarque de Holanda). A função que corretamente identifica esse tipo de explicação é:
A) Função apelativa B) Função poética C) Função metalinguística D) Função tática E) Função emotiva
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
letra A 3 a resposta
Perguntas interessantes