Me ajudeeem........
1- Os alquenos são obtidos em quantidades industriais principalmente pelo craqueamento (degradação a altas temperaturas) do petróleo. Esses compostos apresentam grandes utilidades como intermediários químicos: "etileno", na síntese do álcool etílico, do óxido de etileno e dos alquenos superiores; "propileno", na síntese do óxido de propileno e 1,2-dicloropropano; e os alquenos (C8─ C12) na obtenção de detergentes. Tricloroetileno e tetracloroetileno são usados em grandes quantidades como solventes para limpeza.
A) Escreva a fórmula estrutural dos compostos: etileno; propileno; 1,2-dicloropano e tetraclorotileno.
B) Escreva a nomenclatura lupac para o etileno e para o propileno.
2-Tornou-se uma mania entre os alunos de diversas idades o hábito de carregar no lugar da antiga borracha o corretivo líquido. Muitos destes corretivos contêm diclorometano como solvente, que é prejudicial à saúde, por ser tóxico e muito volátil. Sua fórmula molecular é:
a) (C2H2)Cℓ2
b) CH2Cℓ2
c) C2Cℓ2
d) C2H2Cℓ2
e) CH3CH2Cℓ
3- À produção industrial de celulose e de papel estão associados alguns problemas ambientais. Um exemplo são os odores característicos dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoção da lignina da principal matéria-prima para a obtenção industrial das fibras celulósicas que formam o papel: a madeira. É nos estágios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas indústrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sódio reagem com a lignina residual, levando à formação de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na água industrial, despejada em grande quantidade nos rios pelas indústrias de papel, não são biodegradáveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alterações genéticas.
Celênia P. Santos et al. "Papel: como se fabrica?" In: "Química nova na escola", n¡. 14, nov./2001, p. 3-7 (com adaptações).
Para se diminuírem os problemas ambientais decorrentes da fabricação do papel, é recomendável
a) a criação de legislação mais branda, a fim de favorecer a fabricação de papel biodegradável.
b) a diminuição das áreas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obtenção de fibras celulósicas.
c) a distribuição de equipamentos de desodorização à população que vive nas adjacências de indústrias de produção de papel.
d) o tratamento da água industrial, antes de retorná-la aos cursos d'água, com o objetivo de promover a degradação dos compostos orgânicos solúveis.
e) o recolhimento, por parte das famílias que habitam as regiões circunvizinhas, dos resíduos sólidos gerados pela indústria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo.
4- Organoclorados
Defensivos agrícolas para as industrias. Agrotóxicos para os defensores da natureza. Pontos de vista diferentes sobre a substancias usadas para controlar ou matar determinadas pragas. Sua utilização pode oferecer ou não perigo para o homem, dependendo da toxicidade do composto, do tempo de contato com ele e do grau de contaminação que pode ocorrer. Insolúveis em água, possuem efeito cumulativo, chegando a permanecer por mais de trinta anos no solo. Um dos mais tóxicos e já há algum tempo proibido, o DDT, virou verbo: dedetizar.
Do texto, depreende-se que os defensivos agrícolas:
a) nunca oferecem perigo para o homem.
b) não contaminam o solo, pois são insolúveis em água.
c) são substâncias totalmente diferentes daquelas chamadas de agrotóxicos.
d) se usados corretamente, trazem benefícios.
e) têm vida residual curta.
5- Em relação à equação abaixo, que representa a obtenção do DDT (C14H9Cl5), é incorreto afirmar que:
x C6 H5 Cl + C2 HCl3 O -----------> C14 H9 Cl5 + H2O
(Dadas as massas molares: H = 1, O = 16, C = 12, Cl = 35,5)
a) o coeficiente x que torna a equação corretamente balanceada é igual a 2.
b) O DDT pertence a função haleto orgânico
c) se o C2HCl3O apresenta um aldeído, sua fórmula estrutural será
d) cada molécula de DDT contem 5 átomos de cloro.
e) a massa de 1 mol de moléculas de água é igual a 18 g.
6-O composto tetracloroeteno é uma das substâncias usadas na chamada " lavagem química" , ou "lavagem a seco " de roupas . sua fórmula molecular é :
a) CCl4
b)CHCl3
c) C2Cl4
d) C3H2Cl4
e) CH2Cl4
Soluções para a tarefa
1- B) : Etileno -> Eteno Propileno -> Propenp
2) Letra B
3)Letra D
4) Letra D
5) Letra B
6) Letra C
Resposta da 1. A)
Para "desenhar" as fórmulas estruturais a partir do nome, é preciso entender a nomenclatura oficial da IUPAC com relação ao tamanho da cadeia carbônica, tipos de ligações e moléculas anexas.
Fórmula estrutural do etileno (2 carbonos, ligação dupla):
CH2 ======= CH2
Fórmula estrutural do propileno (três carbonos, uma ligação dupla):
CH2 ===== CH ------ CH3
Fórmula estrutural do 1,2 - dicloropropano (três carbonos, com moléculas de cloro nos carbonos 1 e 2, totalizando duas):
Cl Cl
| |
CH2 -- CH -- CH3
Fórmula estrutural do tetracloroetileno (dois carbonos com ligações duplas e quatro moléculas de cloro):
Cl Cl
\ /
C ===== C
/ \
Cl Cl
Resposta da 1. B)
Etileno tem 2 carbonos unidos por ligação dupla. Segundo a IUPAC o nome é Eteno.
Propileno tem 3 carbonos e uma ligação dupla. Segundo a IUPAC o nome é Propeno.
As regras básicas da nomenclatura IUPAC são:
* Com relação à cadeia principal:
1 carbono = met
2 carbonos = et
3 carbonos = prop
4 carbonos = but
5 carbonos = pent
6 carbonos = hex
7 carbonos = hept
8 carbonos = oct
* Com relação às ligações entre os átomos de carbono da cadeia principal:
Simples = an
Dupla = en
Tripla = in
Resposta da 2)
Alternativa B
Pelo nome do composto conseguimos "traduzir" sua formula molecular e estrutural.
Diclorometano: Possui dois átomos de cloro (dicloro) ligados à cadeia principal, que contém apenas um carbono (met) e apenas ligações simples (an): CH2Cl2
Resposta da 3)
Alternativa D, que sugere o tratamento da água em nível ainda industrial antes que retorne aos rios e lagos
A alternativa A sugere uma legislação mais branda, quando na verdade o essencial é uma legislação mais firme.
A B está errada por sugerir a diminuição das áreas de reflorestamento , o oposto do que deve ser feito
A C sugere uma distribuição dos equipamentos desodorizantes (emissores de CFC), quando o oposto é o que deve ser feito.
A E está errada por sugerir que a responsabilidade de coleta dos resíduos da indústria é dos moradores da região.
Resposta da 4)
Alternativa D
O texto, quando lido com atenção, nos leva a entender que os defensivos agrícolas podem tanto trazer benefícios quanto malefícios para o homem, dependendo apenas da quantidade e forma como são utilizados.
Quando usados corretamente, eles permitem uma maior produtividade agrícola (produzir mais por menos), sem que haja contaminação dos alimentos, rios e solos.
Resposta da 5)
Alternativa C
O número 2 é o coeficiente X. Se fizermos a substituição veremos que os valores de C, H e Cl ficam equilibrados tanto no lado dos produtos quanto dos reagentes.
Um haleto orgânico é aquele composto em que os átomos de hidrogênio são substituídos por igual número de átomos de halogênio (da família 17 da tabela periódica), como Cl, Br, F e I.
O DDT tem 5 átomos de cloro, que podemos ver na fórmula molecular (C14H9Cl5) ou então pelo nome (diclorodifeniltricloroetano)
Resposta da 6)
Alternativa C
Tetracloroeteno: A nomenclatura IUPAC nos indica que o composto tem 4 moléculas de cloro (tetracloro) ligadas a uma cadeia de dois carbonos (et) que se unem por ligação dupla (en). Assim, a fórmula molecular do tetracloroeteno é C2Cl4.
Podemos, também, afirmar que o tetracloroeteno se trata de um haleto orgânico, pois os hidrogênios da cadeia principal são substituídos pelo cloro, que é um elemento da família 7 da tabela periódica. Outros elementos dessa família, e que formam haletos orgânicos, são Br, I e F.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19359131