Me ajudeeeem, por favor!!!!
Misturam-se 50g de água a 20ºC com 200g de gelo a -20ºC. Determine:
a) A temperatura de equilibrio térmico.
b) As massas de água nas fases sólida e loquida, presentes no equilibrio térmico
Soluções para a tarefa
Olá.
a) Em problemas como esses, a parte mais importante é pensar no que está acontecendo. Ao misturarmos água com gelo, a água vai perder calor e baixar sua temperatura, enquanto o gelo recebe calor e aumenta sua temperatura. Se a temperatura de equilíbrio for abaixo de 0°C, haverá apenas gelo(o gelo recebeu todo o calor da água até que ela passasse para o estado sólido). Se o equilíbrio for com temperatura positiva, haverá somente água. Se a temperatura for exatamente 0°C, poderá haver gelo e água.
Nessas condições, vamos ver quanto de calor a água pode ceder até chegar aos 0°C, que é nossa temperatura de interesse, e vamos também ver quanto de calor o gelo pode receber até chegar no zero. Em ambos os casos, consideramos que não há mudança de estado, por isso usaremos apenas o calor sensível.
- Quanto de energia a água pode perder:
- Quanto de energia o gelo pode receber:
Enquanto a água pode fornecer 1000 cal até chegar nos 0°C, o gelo pode receber até 2000 cal para chegar nessa temperatura. Porém, ocorrerá equilíbrio térmico, logo, eles terão a mesma temperatura. Por isso, a água passará a perder mais calor e se solidificar (lembre-se: ela já está a 0°C). Vamos analisar se ela pode fornecer energia para todo o gelo chegar até 0 °C, isto é, as 1000 calorias que ainda pode receber (2000 cal - 1000 cal).
- Calor que a água pode perder ao mudar de estado:
Logo, a água pode elevar a temperatura do gelo até os 0°C, e gastará 1000 cal para isso. Feito isso, teremos o equilíbrio térmico a 0°C, com parte da água se solidificando
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
b) Vimos que a água gastou apenas 1000 cal ao mudar de estado, logo, a massa que solidificou foi:
Assim, sobra:
Água: 50 g - 12,5 g = 37,5 g
Gelo: 200 g + 12,5 g = 212,5 g
No equilíbrio, existirá 37,5 g de água e 212,5 g de gelo.