Português, perguntado por Contatodesimpedidos, 10 meses atrás

ME AJUDEEEEM
(FGV-SP) Leia o texto para responder à questão. A decisão do Fed, banco central dos EUA, de prorrogar seu programa de estímulo monetário trouxe alívio aos mercados internacionais. As moedas de países emergentes voltaram a se valorizar, estabelecendo-se certa tranquilidade.
O filme será mais longo, mas o final não mudará: os juros nos EUA subirão nos próximos anos, em função da recuperação de sua economia. Como o dólar ocupa lugar central do sistema monetário global, todos os países devem se preparar para o fim do período de juros internacionais próximos de zero que vigora desde 2009.
É saudável que o governo brasileiro comece a se mostrar disposto a reverter, ainda que tardiamente, algumas das ações de estímulo adotadas para combater a crise. Entre elas estão o crescimento do gasto e do crédito públicos — este foi de 33% a 50% do total de empréstimos no Brasil desde 2008.
É bom o governo reconhecer a necessidade de mudar de rumo. Sem que as palavras se transformem em ações, contudo, todo ceticismo é pouco — sobretudo em ano eleitoral — diante de um governo até aqui perdulário com as contas públicas.
Adaptado de Folha de S.Paulo, 30 set. 2013. Observe os períodos:

I. Como o dólar ocupa lugar central do sistema monetário global, todos os países devem se preparar para o fim do período de juros internacionais próximos de zero que vigora desde 2009.
II. É saudável que o governo brasileiro comece a se mostrar disposto a reverter, ainda que tardiamente, algumas das ações…
a) Explique que sentido estabelecem nos períodos os termos “Como” e “ainda que”.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
12

Resposta:

I. Como o dólar ocupa lugar central do sistema monetário global, todos os países devem se preparar para o fim do período de juros internacionais próximos de zero que vigora desde 2009. Como indica a causa da oração principal.

II. É saudável que o governo brasileiro comece a se mostrar disposto a reverter, ainda que tardiamente, algumas das ações… Ainda que estabelece o sentido de oposição ao que se dizia anteriormente, então é uma conjunção concessiva. Não é adversativa, porque o argumento que se sobressai é o que não acompanha a conjunção.

Respondido por Bruna13hh
3

I. Indica a causa da oração principal

II. Não

ESPERO TER TE AJUDADO!! ; )

Perguntas interessantes