me ajudeeeem
eu preciso de um resumo sobre a arte e a Cultura da argentina, preciso de países, estados, cidades, datas e outras informações
Soluções para a tarefa
A Arte e a Cultura Argentina:
Música argentina
TANGO
A origem do tango data do final do século XIX, produto de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires e de cidades do outro lado do Río de la Plata, no Uruguai. Esteve associado desde sua origem com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Não passou muito tempo até que o tango se estendesse também aos bairros proletários e logo passasse a ser aceito “nas melhores famílias”, principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo bandoneón (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e, desse modo, o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único. Simultaneamente, uma linguagem paralela ia se formando dessa mistura de raças e ritmos, o denominado lunfardo.
O Flolcore:
O folclore é uma categoria musical mais representativa da cultura argentina tradicional e da vida de campo. O que se chama genericamente de folklore inclui na verdade diversos subgêneros próprios de cada região do país, como chamamé, chacareras, zambas, carnavalitos. Seus principais expoentes foram ou são Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui, Horacio Guarany, Jaime Torres, “Chango” Spasiuk, Los Chalchaleros, Soledad Pastorutti, entre outros.
BREVE HISTÓRIA DO CINEMA ARGENTINO
A etapa clássica do cinema argentino teve origem com os primeiros filmes sonoros surgidos na década de 1930. Foi marcada por comédias e dramas musicais com estrelas de projeção internacional como Carlos Gardel, Tita Merello, Libertad Lamarque e Niní Marshall. Em meados da década de 1940, a produção local entrou em um longo período de crise devido à competição da indústria cinematográfica americana e mexicana. Apesar disso, filmes como Dios se lo pague (1948) e La Casa del Ángel (1957) tiveram excelente repercussão.
Teatro argentino
A Argentina possui uma vigorosa comunidade teatral, fazendo de Buenos Aires uma das cidades com maior oferta de peças do mundo. O eixo central é a clássica Avenida Corrientes, com seus inúmeros teatros, mas também se destaca o magnífico Teatro Colón, um dos melhores recintos líricos do planeta e lugar que viu crescer grandes bailarinos como Julio Bocca, Eleonora Cassano e Maximiliano Guerra.
Os espetáculos disponíveis na cidade passam por textos under de baixo orçamento, versões de clássicos atemporais do teatro, até adaptações de grandes comédias musicais ao melhor estilo Broadway. Além do teatro tradicional, o teatro de revistas continua mais vivo do que nunca na Argentina, com seus comediantes e suas esculturais vedettes cobrindo muito pouco com plumas e paetês. Os monólogos, e mais recentemente os stand-ups, também são de grande relevância, inspirados na comédia de costumes americana e em grandes referentes locais como Tato Bores, Alejandro Dolina, Enrique Pinti e Antonio Gasalla.
Nos meses de verão as principais peças são levadas a cidades turísticas como Mar del Plata, na província de Buenos Aires, e Villa Carlos Paz, na província de Córdoba, para que o público possa continuar se entretendo também nas férias.