História, perguntado por natalilima12, 6 meses atrás

me ajudeeeem???????????????????​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mariadudamendes213
1

Resposta:

A) Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Wikipédia

B) doutrina ou crença que considera Deus como o centro de tudo.

C) A retomada do comércio (com a reabertura do Mediterrâneo), o crescimento das cidades e a ascensão econômica da burguesia foram fatores que facilitaram o Renascimento.

D) Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.

E) O ideal humanista de expansão de todo o conhecimento foi impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa em c. 1455 por Johannes Gutenberg em Mogúncia. A publicação e divulgação de textos acelerou, com um enorme crescimento do número de livros em circulação. No século XV o movimento espalha-se por todo o continente.

F) A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.

G) Principais teses:

*Condena a usura, que é a cobrança de juros sobre um "empréstimo" na época;

*Condena a venda de indulgências;

*O princípio da salvação pela fé;

*A livre leitura da bíblia;

*A supressão do clero regular, do celibato clerical e das imagens religiosas(ícones);

*A manutenção de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia;

*A utilização do alemão, em lugar do latim, nos cultos religiosos;

*Submissão da Igreja ao Estado;

*A negação da transubstanciação (transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo), aceitando-se a consubstanciação (pão e vinho representam o corpo de Cristo)

H) A Reforma Religiosa. A doutrina calvinista teve grande aceitação entre os representantes da classe ascendente, a burguesia, na medida em que valorizava aspectos de seu interesse, tais como o trabalho e o acúmulo de riquezas. ... Calvino criou uma doutrina mais severa que a de Lutero.

I) A Contrarreforma ou Reforma Católica, foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou em 1545 com o Concílio de Trento. Seu objetivo era reformar a própria Igreja Católica e dar uma reposta ao protestantismo que estava ocorrendo no Sacro Império Romano Germânico.

J) A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola em plena Contrarreforma, no ano de 1534. ... Os padres jesuítas tiveram um importante papel na Reforma Católica. Foi deles a responsabilidades de catequisar e de recatequisar povos e nações inteiras.

Perguntas interessantes