Geografia, perguntado por meajudaaaa243543, 1 ano atrás

ME AJUDEEEEEM, RESPONDER TODAS AS PERGUNTAS

1-Qual é a capital do Acre e o que existia nesta cidade em 1882?
2-Quem migrou para os seringais do atual estado do Acre a partir de 1882?Quais foram os motivos?
3-A quem pertenciam as terras onde hoje se localiza o Acre? Como era a fronteira Bolívia/Brasil por volta de 1882/
4-Quando oficialmente a Bolívia começa a protestar sobre a presença de brasileiros em seu território?
5-Para quem a Bolívia perdeu sua saída para o Oceano Pacífico? Como se chamou essa guerra?
6-Após a Guerra do Pacífico, por que a Bolívia voltou sua atenção para a Amazônia?
7-O que foi estabelecido entre bolivianos e brasileiros em 1895?
8-O que queria o governo boliviano com a empresa “Bolívia Syndicate” (empresa inglesa/americana) por 30 anos?
9-Quem foi o militar gaúcho José Plácido de Castro?
10-Em meio as disputas (de pequenas escalas) entre Bolívia e Brasil, qual o papel do Barão do Rio Branco?
11-O que o Brasil teve que dar a Bolívia pelo “Tratado de Petrópolis”?
12-Além dos inúmeros trabalhos de sucesso, quais são as homenagens dadas ao Barão do Rio Branco

Soluções para a tarefa

Respondido por luiza7572
1

Resposta:

1》 A capital do Acre e Rio Branco,

Em 28/12/1882, foi explorada por Neutel Maia, que se instalou no mais importante aglomerado da localidade, o seringal Empresa, situado a margem direita do Rio Acre, onde havia grande concentração de seringais e onde era extraído o melhor látex e produzida a maior quantidade de borracha do Alto Purus.

2》Centenas de famílias ainda vivem da borracha retirada das seringueiras em reservas extrativistas do Acre. Por ajudar a proteger a floresta, a atividade é valorizada por meio de incentivos de programas do governo e privados.

Uma das mais importantes é a reserva Chico Mendes, que leva o nome do líder seringueiro, defensor da Floresta Amazônica, morto há 30 anos. Ela foi uma das primeiras reservas do Brasil, criada em 1990, dois anos após o assassinato, e fica na divisa com a Bolívia e o Peru.

3》A o que tudo indica, o Peru realmente parecia ser o herdeiro mais provável das terras.

A fronteira entre Bolívia e Brasil é a linha que limita os territórios da Bolívia e do Brasil, e que se estende desde Corumbá, em Mato Grosso do Sul, até Assis Brasil, no Acre.

A linha limítrofe atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos e florestas. Começa no Pantanal e termina na Floresta Amazônica. Totaliza 3,400 km de fronteira.

4》Apesar dos limites fixados em 1867, os brasileiros seguiam penetrando no rumo oeste, rompendo a fronteira com a Bolívia numa larga extensão. Diante do agravamento do problema, Brasil e Bolívia concordaram, no ano de 1895, em nomear uma comissão que estudaria a ratificação do Tratado de Ayacucho.

5》A Guerra do Pacífico ocorreu entre os anos de 1879 e 1884. O confronto, entre as forças do Chile e a aliança de Bolívia e Peru, tinha como objetivo principal conquistar o controle de territórios ricos em minério, ou seja, parte do Deserto do Atacama.

7》Em 1895, criou-se uma comissão mista, Brasil e Bolívia, para demarcar a fronteira entre os dois países, chefiada por Gregório Thaumaturgo de Azevedo. Outras duas comissões foram organizadas em 1897 (chefiada por Augusto Cunha Gomes) e 1901 (chefiada por Louis Cruls).

9》José Plácido de Castro (São Gabriel, 9 de setembro de 1873 — Seringal Benfica, 11 de agosto de 1908) foi um político, militar idealista brasileiro, líder da Revolução Acreana e que governou o Estado Independente do Acre.

Perguntas interessantes