História, perguntado por mihaluna10, 5 meses atrás

Me ajudeeeeeemmmmmmmmmmmmmmm

A charge demostra a revolta da vacina que se iniciou pela reforma de Rodrigues Alves que implementou uma modernização no Rio de Janeiro. Em nome dessa modernização muitas casas foram botadas a baixo e essas famílias foram deslocadas para as favelas. Porém essas favelas não havia um mínimo de higiene proliferando doenças como a varíola. Neste sentido o governo contratou o sanitarista Oswaldo cruz para imunizar a população que não foi preparada para ser vacinada e neste, por isso a população revoltada atacava os agentes de saúde (como ilustra a charge).
A charge retrata da Revolta da Chibata onde os marinheiros buscavam cessar os castigos corporais.
Em nome da modernização Rodrigues Alves promoveu o Bota abaixo retirando a população do centro do Rio de Janeiro e promovendo a modernizando a cidade. Essa população recebeu uma indenização e o governo alojou essas famílias em um local bem saneado (ou seja, o governo concedeu as famílias um local bom pra se viver).
A charge, segundo a Revolta da Vacina, não demostra a cidade do Rio de janeiro dividida em dois polos: uma população rica (civilização rica) e a outra uma população pobre (civilização de indígena).
O fato conhecido como bota abaixo beneficiou a população mais pobre tirando a população do centro da cidade do Rio de Janeiro levando – o para um área de segurança (os morros) onde havia uma captação de água e esgoto, coleta do lixo, informativo acerca da vacinação e surto de doenças como a febre amarela, dengue e varíola​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por janielsoqqueirozlima
0

Resposta:

A população revoltou-se contra a campanha de vacinação obrigatória porque, em primeiro lugar, havia uma atmosfera de dúvida com relação à eficácia do profilático, visto que algumas pessoas faleciam logo após receber a injeção. Em segundo lugar, porque o direto de não querer se submeter à ação da política pública de saúde não foi respeitado.

Perguntas interessantes