Me ajude por favor qualquer ajuda conta
Soluções para a tarefa
Resposta:
você pega o transferidor, coloca no papel e traça uma linha contornado o transferidor até chegar nos ângulos desejados. veja um videos no youtube "como usar transferidor".
mais uma dica a letra a fica antes do ângulo reto (90º) o b antes do ângulo raso (180º) e por ultimo letra c fica menos da metade do ângulo reto (90º)
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Faça uma circunferência com um compasso, após isso coloque seu transferidor com o traço virado para o centro da circunferência, meça o ângulo determinado pela questão, marque um traço no ponto que seja indicado para o ângulo determinado e ao final apague o resto da circunferência
Explicação passo-a-passo:
Coloque a origem sobre o ponto central, ou vértice, do ângulo a ser medido. O pequeno furo central inferior no transferidor representa sua origem. Alinhe o vértice do ângulo com o centro do cruzamento.
Gire o transferidor até alinhar um de seus lados com a linha-base. Mantenha o vértice abaixo da origem e gire cuidadosamente o transferidor, até que um dos lados do ângulo toque sua linha-base.
Tal linha se encontra paralela à borda, mas não é a parte reta do transferidor. Ela está alinhada ao centro da origem, com a linha direcionada rumo ao início das medidas em ambos os lados.
Siga a linha oposta do ângulo até encontrar a medida no arco do transferidor. Caso a linha não passe pelo arco do transferidor, continue a linha do ângulo até que o faça. De outro modo, você pode alinhar a borda de um pedaço de papel com a linha do ângulo, ultrapassando a borda do transferidor e continuando seu desenho. O número sob o qual essa linha passa representa a medida do ângulo, em graus.
No exemplo acima, a medida do ângulo é igual a 30 graus. Aqui, a escala menor deve ser usada porque havíamos determinado no primeiro Passo que ele continha menos de 90 graus. Caso o fosse obtuso, teríamos usado a escala indicativa para ângulos com mais de 90 graus.
Inicialmente, a escala de medidas pode parecer confusa. A maioria dos transferidores tem duas réguas opostas, uma na parte externa do arco e outra na parte externa. Isso o torna bastante útil na medida de ângulos com origem em qualquer direção.
Desenhando um ângulo com o transferidor
Faça uma linha reta. Ela será a linha de referência e a primeira "perna" do ângulo em questão, sendo também usada para determinar a posição em que a segunda "perna" estará. Geralmente, é mais fácil desenhar a linha reta horizontalmente no papel.
Você pode usar a borda reta do transferidor para desenhar essa linha.
O comprimento da linha é irrelevante.
Coloque a origem do transferidor onde a linha termina. Esse ponto será o vértice do ângulo. Marque-o em sua folha
Não é preciso colocar esse ponto no fim da linha. Você pode fazê-lo em qualquer parte da extensão da linha, mas desenhá-lo na extremidade será mais fácil.
Descubra a quantidade de graus existentes no ângulo a ser desenhado na escala do transferidor. Alinhe a linha de referência com a linha-base e marque a folha no grau de medida desejado. Se estiver desenhando um ângulo agudo (com menos de 90 graus), use a escala com números menores. Para ângulos obtusos (com mais de 90 graus), use a escala com números maiores.
Lembre-se de que a linha-base é paralela à borda semicircular do transferidor. Ela está alinhada com o centro da origem, e a linha se projeta em direção ao início da escala em ambos os lados.
Desenhe a segunda linha para completar o ângulo. Com uma régua, a borda reta do transferidor ou outro objeto retilíneo, ligue o vértice com o grau desejado, e desenhe a segunda linha, que completa o ângulo. Para confirmar que ele foi desenhado corretamente, use o transferidor para medi-lo.
Materiais Necessários
:
Lápis ou caneta
Papel
Transferidor
Régua (opcional)