Filosofia, perguntado por pedrom63, 11 meses atrás

Me Ajude Por Favor!!!
Como podemos definir com a alegoria da caverna as diferenças entre o dualismo platânico?

Soluções para a tarefa

Respondido por JoãoCaeiro
2

Resposta:

Platão a partir da inluência de Parmênides, pré-socrático da Escola Monista, desenvole o idealismo, dizendo que existem duas realidades: o mundo inteligível e o mundo sensível. Por meio da filosofia o filósfo seria o indívíduo capaz de alcançar esse mundo das ideias. Dessa maneria Platão usou a alegoria da caverna para explicar o seu idealismo

Nessa alegoria, a metáfora da caverna, o mundo sensível, serve para explicar a predominância do senso comum na política de Atenas, uma vez que os indiívuos são presos por correntes, que representam a opinião (a doxa), enquanto estão dispostos de modo a enxergar a parede da caverna, que serve de anteparo para a projeção de sombras.Dessa maneira é um mundo que se manifesta por meio dos sentidos( foco para a visão), que devem ser descartados.Tais sombras são originadas a partir da iluminação de objetos manipulados por sofistas e politicos demagogos, que creem na possibilidade de um governo democrático.

Em contrapartida, os filósofos são aqueles que conseguem quebrar essas amarras da ignorância e caminhar para fora da caverna( fora da caverna é uma metáfora para o mundo das ideias)  onde são cegados pelo Sol, ao atingir o mundo inteligível das formas puras e imutávei, não mais da doxa, mas sim da Verdade. Ao reestabelecer a visão, dado que a cegueira é um estado transitório para indicar o deslumbramento desse indivíduos, eles devem voltar à caverna e alertar os outros indívíduos presos as amarras a respeito do mundo lá fora. Entretanto,os indivíduos,dominados pela ignorância condenam o filósofo à morte.Dessa maneira Platão consrtoi a alegoria da caverna para explicar o seu idealismo,  com a metáfora do mundo sensível ser o interior da caverna e o mundo inteligível ser o exterior da caverna .

Vale lembrar que essa parte final Platão referia-se à Sócrates, que foi condenado à morte em Atenas, por justmanete exercer esse posicionamento crítico a respeito do senso comum e, supostamente, corromper a juventude da polis.

Muito louco né? Espero ter te ajudado!!

Obs; caso vc se interesse busque interpretações do quadro abaixo de Jaques Louis David , chama A morte de Sócrates

Anexos:
Perguntas interessantes