História, perguntado por gdayane727, 5 meses atrás

ME AJUDE POR FAVOR (20 PONTOS)
Pesquise e comente, como pensamento próprio e a partir do que entende-se "liberdade religiosa" ?. você acha que vivemos no mundo que promove respeito as diversidades religiosas e escolhas de quem seguir qualquer crença? Opinel​

Soluções para a tarefa

Respondido por xopaka4746
2

Resposta:

Essa é polêmica... Bora lá!

LIBERDADE RELIGIOSA | MUNDO CONTEMPORÂNEO PROMOVE RESPEITO ÀS DIVERSIDADES RELIGIOSAS E ESCOLHAS?

Por "liberdade religiosa", parte-se da ideia de que exista uma opção de escolha ao indivíduo. Sendo este responsável por construir o seu entender religioso, a partir de seu desenvolvimento e de suas escolhas próprias.

A liberdade religiosa, em seu sentido simples, existe apenas em algumas regiões do mundo. Pode-se considerar diversos fatores que acabam por influenciar o indivíduo, a mencionar, o próprio meio, a família, a cultura, a região e etc. Esse meio influencia na liberdade de escolha do indivíduo? Com certeza! É a partir do meio em que o indivíduo está inserido que lhe é posto uma gama de caminhos, e, nem sempre, o faz de bom grado.

Este ponto, sobre o meio, implica em um desenvolvimento longo demais. A mencionar a influência dos genitores durante a criação, a questão do reflexo narcisista dos pais sobre os filhos, a necessidade de criação seguindo ideais tradicionais/de acordo com o segmento da família e etc.

Com o que temos visto nos dias atuais, temos uma base muito ampla sobre o que é a liberdade religiosa. A lembrar do nosso país, o Brasil, onde há uma grande concentração de vários segmentos religiosos (esses que, em tese, apenas em tese, não são discriminados), e que se sobressaí o cristianismo com grande massa de adeptos (basta lembrar dos nossos traços coloniais, vinculado ao Antigo Regime, e da abolição de tradições e culturas de povos nativos e dos povos que "vinham" - forçados até a morte - nos navios negreiros).

Nesse ponto, por permitir diversas religiões penetrarem o país, o Brasil é um país que expressa a liberdade religiosa? Não.

Olhando o mundo, há liberdade religiosa no mundo? Não.

Em minha opinião, a liberdade religiosa não existe até mesmo no seio das religiões, uma vez que parte, observando grande parte dos segmentos religiosos ocidentais, da ideia de que há uma superioridade de crenças e determinada religião é superior a todas as outras e etc. Colocando a religião alheia, na qual não interage a esta, em um posto que é deslocado, errado, contra os princípios fundamentais inerentes ao humano.  

No mundo há muitas opressões no trato de escolhas e, principalmente, no trato de escolhas religiosas. Há diversos países, onde existem políticas (ainda que não legislativas, sociais e culturais) que fazem com que não haja a escolha do indivíduo sobre a sua religião, nesse ponto, expressar outra religião e ter a liberdade para tal, está fora dos padrões impostos de forma cultural, social e política. A exemplo da recente tomada de poder, "contra o imperialismo americano", do grupo de fundamentalistas religiosos, o famigerado, Talibã.

Há, neles, algum tipo de liberdade religiosa?

Há, também, nos cristãos que subjugam outras crenças, algum tipo de liberdade religiosa?

Creio que dificilmente há, e, digo olhando um parâmetro geral. Claro que existe Fulana Maria de Tal, cristã, que deixa o neto participar de um Centro Espírita, ou uma Família Soprano que permite que o filho, Jorginho, siga uma religião distinta de toda a família. Mas, olhando o mundo, como o é hoje, não existe liberdade de escolha e, tampouco, de escolha e liberdade religiosa.

O que existe é a opressão aos que costumam nadar contra a corrente, procurando um desenvolvimento próprio fora dos mares em que se criou.

Espero ter ajudado!

Boa sorte com os estudos!

Perguntas interessantes