Me ajude pfvr!!
Um homem normal para o daltonismo casa-se com uma mulher normal, cujo pai era daltónico
Indique os genótipos das pessoas citadas e indique a chance de ser gerada uma menina daltónica a
partir desse casamento.
Soluções para a tarefa
A partir da análise da questão, podemos afirmar que a probabilidade de nascer alguma menina daltônica é de 0%.
- Mas como saber disso ?
Bom, para chegarmos nesse resultado, precisamos nos lembrar que o daltonismo é uma doença ligada ao sexo e de caráter recessivo.
- E o que é uma doença ligada ao sexo ?
Quando o espermatozoide (gameta masculino), fecunda o óvulo (gameta feminino), pode gerar uma menina ou um menino, se o espermatozoide possuir um cromossomo X, e o óvulo possuir outro cromossomo X, vai gerar uma menina, se o espermatozoide possuir um cromossomo Y, e o óvulo um cromossomo X, vai gerar um menino. Pois bem, esses cromossomos (X e Y) possuem regiões em sua composição que são idênticas (sendo chamadas de homólogas), entretanto, existem regiões que só existem em uma parte do cromossomo e no outro não, é o caso da doença em questão, o daltonismo. Essa doença está presente apenas no cromossomo X, sendo assim, temos que :
Uma mulher como possui 2 cromossomos X, e sendo o daltonismo de caráter recessiva, para não ser daltônica pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- O homozigoto dominante (representado por )
- O heterozigoto (representado por )
- E uma mulher com daltonismo ?
Será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por )
- E um homem com daltonismo ?
Para um homem ser daltônico, ele só precisa possuir um cromossomo X afetado, logo, será dado pelo genótipo , isso porque ele só possui um cromossomo, do contrário da mulher que possui 2.
- E um homem sem essa doença ?
Para um homem não ser daltônico, ele obrigatoriamente não possui o cromossomo X afetado, sendo assim, será dado pelo genótipo .
Sabendo dessas características, vamos resolver a questão :
Ela nos diz que um homem normal para o daltonismo se casou com uma mulher normal, porém o pai possuía a doença. Dito isso, nos pede para indicarmos os genótipos das pessoas citadas e indicar a probabilidade de gerar uma menina daltônica.
- E como saber o genótipo do casal ?
O homem por não possuir a doença, obrigatoriamente, apresentará o genótipo representado por , em relação ao genótipo da mulher, ela é não daltônica heterozigota ().
- Mas como saber que a mulher é heterozigota ?
Sabemos disso porque independente do genótipo da mãe dessa mulher, ela recebeu um alelo recessivo do pai, e o alelo dominante da mãe (a mãe obrigatoriamente é não daltônica).
- Supondo que a mãe fosse homozigota dominante e não daltônica :
Desse cruzamento, nós percebemos que foram geradas duas meninas, ambas são não daltônicas heterozigotas , sendo esse o genótipo da mãe dessa mulher, ela obrigatoriamente possui esse genótipo.
- Sendo a mãe heterozigota e não daltônica :
Desse cruzamento, duas meninas foram geradas, uma é daltônica e a outra não, e como essa mulher é não daltônica, ela obrigatoriamente possui como genótipo o .
- Como já sabemos o genótipo do casal, vamos fazer o cruzamento e descobrir a probabilidade de eles terem uma filha daltônica :
Como nós vimos pelo cruzamento acima, duas meninas foram geradas, ambas não são daltônicas, sendo uma homozigota dominante e a outra heterozigota .
Logo, concluímos que a probabilidade desse casal ter uma menina daltônica é de 0%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/34613449
https://brainly.com.br/tarefa/34404888
https://brainly.com.br/tarefa/32997927
Bons estudos e espero ter ajudado