Matemática, perguntado por deboraceliriosouza, 1 ano atrás

 ME AJUDE PFV URGENTE!!!!!
Geralmente, na escola pedem-se respostas exatas para os problemas. Porém, o trabalho com estimativa vem ganhando espaço no ensino que visa promover a reflexão por parte dos estudantes. Leia a situação abaixo:

A pedagoga de uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental estava muito incomodada com a forma como o ensino de Matemática estava sendo desenvolvido na escola onde ela era supervisora pedagógica. Assim sendo, essa pedagoga começou a estudar sobre algumas teorias que poderiam ajudá-la na mudança do ensino de Matemática nessa instituição.

Depois de algumas leituras, propôs a seguinte atividade para as suas professoras: As professoras levariam para a sala de aula cartazes com diferentes contas que os alunos ainda não sabem responder usando o algoritmo e pediria que eles tentassem pensar na reposta estimando o resultado. Eles sentariam em duplas para que pudessem trocar ideias e registrar uma resposta única.


Posto isso, a professora do 2º ano levou o seguinte cartaz para a sua sala:
a) 235 + 185 é maior ou menor que 500?
b) 567 - 243 é maior ou menor que 300?
c) 418 + 283 é maior ou menor que 600?
d) 639 - 278 é maior ou menor que 400?


Mediante ao cartaz elaborado, pode-se afirmar que a atividade proposta pela pedagoga está coerente com qual teoria de aprendizagem? Quais elementos na proposta da pedagoga fornecem indícios de que ela referendou a atividade nessa teoria? Proponha outros encaminhamentos que a professora poderia promover nessa atividade que estivessem coerentes com essa teoria.

Soluções para a tarefa

Respondido por montecastelocop9jtzm
45

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO


A atividade proposta está coerente com a teoria construtivista, pois promove um exercício de reflexão com a turma, possibilitando que eles construam de forma coletiva novos conhecimentos a partir de estratégias pessoais, e não a partir de processos dados pela professora.


Podemos citar como indícios dessa teoria na proposta da pedagoga o fato deles ainda não saberem o algoritmo da adição e subtração com centenas e reserva, e serem desafiados a pensar como fazer a operação a partir de ideias que já têm sobre o conceito de adição, subtração e do sistema de numeração decimal. Outra questão é o fato de eles poderem interagir com os colegas para refletir sobre estratégias próprias. Com efeito, os alunos estão ativos diante do novo conhecimento, ao selecionar ideias já existentes sobre o assunto proposto, eles desenvolvem o pensamento reflexivo.


Para dar continuidade à atividade, a professora poderia sugerir várias situações nas quais os estudantes precisem recorrer às estratégias que foram discutidas no decorrer das atividades, por exemplo:


Para cada um dos cálculos a seguir, você vai encontrar três opções. Sem fazer a conta, analise cada uma delas e marque a que achar que mais se aproxima da correta.


a. 235 + 185 = ( ) 620 ( ) 320 ( ) 430

b. 567 - 243 = ( ) 464 ( ) 264 ( ) 364

c. 186 + 238 = ( ) 434 ( ) 224 ( ) 324

d. 639 - 278 = ( ) 351 ( ) 461 ( ) 261


A elaboração de argumentos que justificam os resultados não está ligada à sorte, mas ao uso de procedimentos baseados nas propriedades matemáticas. Por isso, poderia ser solicitado que os alunos socializassem o modo como pensaram para chegar à sua resposta. As diversas estratégias circulariam pela sala e seriam anotados no quadro os principais procedimentos para que todos copiassem em seus cadernos e os utilizassem em outras situações.

Respondido por eslainesn96
2

A proposta pedagógica da professora está sim coerente com a teoria de aprendizagem, ela faz parte da teoria construtiva, pois, a partir da reflexão em grupo os alunos constroem um novo conhecimento, a professora não os mostra de primeira como chegar a resposta, mas faz com que usem de seus conhecimentos pessoais para chegar a um consenso em dupla.

Um pouco mais sobre a proposta pedagógica

Analisando a proposta pedagógica chegamos a conclusão que os indícios que  a teoria construtiva foi usada como referencia são:

  • O fato de os alunos não terem conhecimento sobre adição e subtração com valores mais altos.
  • O estimulo de tentar chegar a resposta com base em outros conhecimentos já adquiridos.
  • A atividade ser em dupla proporcionando o compartilhar de opiniões e conhecimentos.
  • Desenvolvimento do pensamento reflexivo.

Nessa atividade poderia ser abordado ainda a base do conhecimento, onde após escolher a respostas os alunos comentem que bases usaram para chegar a tal resultado.

Pode-se  ainda  realizar uma gincana matemática, onde os grupos teriam acesso as mesmas questões e com base nos conhecimentos individuais pudessem escolher uma resposta, onde o grupo que acertar menos ou mais ficasse responsável por aprender e mostrar aos demais a maneira  de se chegar ao resultado.

Veja mais exercícios sobre teoria construtiva em:

https://brainly.com.br/tarefa/51250460#

https://brainly.com.br/tarefa/4230506#

https://brainly.com.br/tarefa/25286533#

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes