Geografia, perguntado por tamyre687, 1 ano atrás

Me ajude ajude galera por favor é pra hj!!! Fazer um resumo de A EXPANSÃO DAS MULTINACIONAIS. com explicações e exemplos pra dividir em três pessoas o trabalho ok.
.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ruanfelipesal
1

Foi no final do século XIX, como consequência do movimento anterior, o imperialismo, que era uma forma de exploração econômica dos países desenvolvidos sobre os países pouco desenvolvidos. Os principais motivos para essas empresas terem se deslocado para outros países são a procura de mão de obra barata, menor carga tributária, expansão de mercado e outras. Por possuir muitas destas características tentadoras, a China hoje é um bom exemplo de país alvo das multinacionais, o país hoje produz grande parte da demanda de produtos eletrônicos mundial


tamyre687: vc me salvou estou verdadeiramente grata kkkk
tamyre687: vc me salvou estou verdadeiramente grata kkkk
tamyre687: vc me salvou estou verdadeiramente grata kkkk
Respondido por refloreci
4

As multinacionais são empresas que atuam em vários países ou que expandem suas atividades para um território que está além de suas fronteiras nacionais. São também chamadas de empresas transnacionais ou globais e sua proliferação pelo mundo está diretamente relacionada com o processo de globalização e consolidação do capitalismo financeiro e informacional.

Até metade do século XX, existia um número restrito de multinacionais no mercado mundial. Sendo a maioria delas norte-americana. A partir de então, grandes empresas canadenses, européias, além das norte-americanas começaram a transferir parte de suas atividades para vários países, principalmente aqueles de indústria menos desenvolvida.

Desse modo, surgiu uma nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), fazendo com que o processo de produção industrial em larga escala deixasse de ser exclusivo dos países ricos do hemisfério norte, passando a ser desenvolvido, também, em países ate então com economias voltadas para exportação de produtos primários.

Contudo, as empresas multinacionais buscaram se instalar em países subdesenvolvidos que oferecessem maiores vantagens econômicas, proporcionando o aumento dos lucros e uma maior acumulação do capital. Países como o Brasil, a argentina, a áfrica, a índia, o México e a Coréia do Sul são os principais alvos das multinacionais em expansão. Devido a isso, esses países têm passado por um intenso processo de industrialização.

A multinacional pode entrar em um novo país de diversas formas: pela distribuição simples de suas mercadorias e expansão de seus mercados, pela instalação de filiais e fábricas ou até pela migração completa de sua sede e sistemas produtivos. Muitas delas, para driblar tarifas alfandegárias, optam por instalar suas fábricas em outros países, mas deixam suas sedes administrativas em seu território original ou em cidades globais, mantendo a produção próxima do mercado consumidor e a administração próxima dos grandes espaços de poder econômico.

Atualmente, as empresas multinacionais controlam a maior parte do mercado nacional e internacional, dominando os meios publicitários e estando direta ou indiretamente presentes na produção da maior parte dos produtos que consumimos. Formam-se, em muitos segmentos, verdadeiros oligopólios constituídos não apenas por empresas, mas por imensos conglomerados compostos pela união de grandes companhias internacionais.

Perguntas interessantes