ME AJUDAR POR FAVOR
1-O que é o autismo?
2- Quais são os quatro tipos de autismo?
3- O que você pode compreender acerca do assunto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(1)- O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.
(2)1- Síndrome de Asperger
É considerada a forma mais leve entre os tipos de autismo e é três vezes mais comum em meninos do que em meninas. Normalmente, quem possui a síndrome conta com uma inteligência bastante superior à média e pode ser chamado também de “autismo de alto funcionamento”.
Também é normal que esse autista se torne extremamente obsessivo por um objeto ou um único assunto – e passe horas discutindo ou falando sobre o assunto.
Se a Síndrome não for diagnosticada na infância, o adulto com Asperger poderá ter mais chances de desenvolver quadros depressivos e de ansiedade.
2- Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
Essa é uma “fase intermediária”, já que ela é um pouco mais grave que a Síndrome de Asperger, mas não tão forte quanto o Transtorno Autista.
Nesse caso, os sintomas são muito variáveis. Porém, de uma maneira geral o paciente apresentará:
quantidade menor de comportamentos repetitivos;
dificuldades com a interação social;
competência linguística inferior à Síndrome de
Asperger mas superior ao Transtorno Autista.
3- Transtorno Autista
São aqueles que apresentam sintomas mais graves que os dois outros tipos de autismo. Neste caso, várias capacidades são afetadas de forma mais intensa, como os relacionamentos sociais, a cognição e a linguística. Outro fator bem comum é a presença intensificada dos comportamentos repetitivos.
Esse é o tipo “clássico” de autismo e que costuma ser diagnosticado de forma precoce, em geral antes dos 3 anos. Os principais sinais que indicam a condição são:
falta de contato com os olhos;
comportamentos repetitivos como bater ou balançar as mãos;
dificuldades em fazer pedidos usando a linguagem;
desenvolvimento tardio da linguagem.
4- Transtorno Desintegrativo da Infância
É considerado o tipo mais grave do espectro autista e o menos comum. Em geral, a criança apresenta um período normal de desenvolvimento, porém a partir dos 2 aos 4 anos de idade, ela passa a perder as habilidades intelectuais, linguísticas e sociais sem conseguir recuperá-las.
(3) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Com causas majoritariamente genéticas , sendo esse podendo se de 4 tipos além de vários níveis de gravidades que requerem determinadas quantidades de atenção e intensidade de tratamentos. Porem, com o nível de tratamento e atenção corretos o portador do espectro pode viver uma vida normal na maioria das vez ate imperceptíveis e com capacidades notáveis ja que , a grande parte manifesta um talento para a área de exatas musica ou esportes dentre outras atividades com suas capacidades em mente não devem ser discriminados ou subestimados em determinadas áreas podem superar uma pessoa comum com facilidade.
Em 2007, a ONU declarou todo 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões-postais do mundo todo se iluminam de azul (cor escolhida por haver, em média, 4 homens para cada mulher com TEA).
A partir de 2020, a Revista Autismo passou a lançar uma campanha nacional com um tema único para todo o Brasil para celebrar o 2 de abril. O primeiro tema foi “Respeito para todo o espectro — #RESPECTRO”.
O símbolo do autismo é o quebra-cabeça, que denota sua diversidade e complexidade — criado em 1963 pela National Autistic Society, no Reino Unido.
Dia do Orgulho Autista: 18 de junho
O dia 18 de junho é o Dia do Orgulho Autista (simbolizado pelo infinito nas cores do espectro do arco-íris), considerando o autismo como identidade, uma característica da pessoa — data celebrada originalmente em 2004, pela organização Aspies for Freedom (EUA).
Explicação: