Filosofia, perguntado por jzameia, 1 ano atrás

me ajudam por favor..Qual é o contrato social Jean Jacques Rousseau?

Soluções para a tarefa

Respondido por Jacyleida
3
Do contrato social ou princípios do direito político") é uma obra do autor suíço Jean-Jacques Rousseau, considerada por muitos como uma de suas obras-primas; parte de uma obra mais extensa, as Instituições Políticas, que, por não ter sido completada, teve suas partes menos importante destruídas pelo autor.
Respondido por vandy091
3
Olá, 

O contrato social, na prática, consiste em "duas pessoas" - representação do povo, firmarem um contrato no qual seus direitos e deveres serão mediados por uma terceira pessoa, isto é, a terceira pessoa (o governo) disporá da função de julgar, legislar e executar leis (Os três poderes). Nesse sentido, cada pensador iluminista dispunha de sua própria concepção.

Jean Jacques Rousseau era o mais radical - para a época na qual o absolutismo monárquico predominava. Para a maioria dos pensadores iluministas, o povo em questão, não era representado por toda a população, mas, pelos cidadãos mais bem instruídos e de situação financeira avantajada. De forma antagônica, Rousseau compreendia toda a população no conceito de povo. Por isso, é considerado o pai da democracia moderna, sendo altamente defensor da soberania popular (o povo manda) e democracia direta (o povo participa das decisões, diferente de ser representado por terceiros). Afirmava que a democracia era de cunho intransferível - impassível de representação - cada homem é responsável pela sociedade em que vive - e por ele mesmo. A democracia de Rousseau não consiste na somatória dos votos, entretanto, no que a consciência dos homens naturalmente mostraria como melhor caminho para o seu convívio em sociedade, a fim de superar os desafios.

Espero ter ajudado com tal síntese. 
Perguntas interessantes