Me ajudam por favor!!! É PRA AMANHÃ
O poema que segue é de Cláudio Manuel da Costa, um importante representante do Arcadismo brasileiro. Dessa forma, leia-o atenciosamente e responda ao que se pede:
Quando cheios de gosto e de alegria
Quando cheios de gosto, e de alegria
Estes campos diviso florescentes,
Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia.
Aquele mesmo objeto, que desvia
Do humano peito as mágoas inclementes,
Esse mesmo em imagens diferentes
Toda a minha tristeza desafia.
Se das flores a bela contextura
Esmalta o campo na melhor fragrância,
Para dar uma ideia da ventura;
Como, ó Céus, para os ver terei constância,
Se cada flor me lembra a formosura
Da bela causadora de minha ânsia?
A - Por meio do poema, sobretudo em se tratando das duas primeiras estrofes, constatamos uma nítida oposição entre as condições inerentes ao eu-lírico e as condições da paisagem bucólica. Nesse sentido, procure retratar suas impressões acerca de ambos os posicionamentos.
B – O texto literário, ora assim se definindo, constitui-se de uma figuratividade notória, dada a condição subjetiva da linguagem nele expressa. Concordas? Retrate sua resposta por meio de exemplos.
C – Por se tratar de uma criação cujo autor pertenceu à época árcade, procure analisar novamente o poema e identificar nele características condizentes ao estilo em questão (Arcadismo).
Soluções para a tarefa
Resposta:
a– Detectamos uma verdadeira oposição manifestada entre esse cenário (a natureza) e o modo como se sente o eu-lírico, cujos aspectos se revelam já na primeira estrofe:
Quando cheios de gosto, e de alegria
Estes campos diviso florescentes,
Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia.
Nesse sentido, aplaudimos uma “foto” paisagística bela, exuberante, radiante, enquanto que o estado de alma do eu-lírico se mostra totalmente o inverso – o que causa certa estranheza, haja vista que por a natureza assim se apresentar, era de se esperar que ele reconhecesse nesse cenário o lugar ideal para afastar as mágoas, como bem expôs por meio dos versos:
Aquele mesmo objeto, que desvia
Do humano peito as mágoas inclementes,
b- Evidencia-se como recurso estilístico a antítese, a qual pode ser revelada por meio dos seguintes exemplos:
* Quando cheios de gosto, e de alegria X Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia.
* Aquele mesmo objeto, que desvia
Do humano peito as mágoas inclementes X Esse mesmo em imagens diferentes
Toda a minha tristeza desafia.
c – Uma das características que mais se evidenciam no poema é a exaltação da natureza, haja vista ser esse local o de purificação, opondo-se veementemente à vida citadina. Dessa forma, esse tom bucólico, essa natureza intocada pelo ser humano serve como refúgio para as inquietações da alma. Outro aspecto que também podemos notar diz respeito às máximas latinas tão predominantes na poesia árcade, em especial o fugere urbem (fugir da cidade), cuja proposta se deve ao fato de o enunciado se entregar aos valores do campo em oposição aos da cidade. Inutilia truncat também é outra máxima latina que se faz evidente nessa criação, manifestada sob o propósito de fazer uso da simplicidade e inutilizar os rebuscamentos formais, tão apregoados no Barroco.
Explicação:
Foi oque achei kk, espero ter ajudado!
A) No poema de Cláudio Manuel da Costa há uma oposição entre o que tá escrito e como o eu-lírico se sente.
B) O texto utiliza-se do recurso literário chamado de antítese.
C) No poema encontramos uma linguagem de exaltação a natureza.
Poesia e emoção
O objetivo de uma poesia é transmitir as emoções e os sentimentos que existem em um escritor. No caso da poesia de Cláudio Manuel, transmite uma antítese em relação ao que o escritor falar.
A) O poema foi escrito por Cláudio Manuel da Costa e tenta mostrar como o eu-lírico se sente em relação ao que ele vê na natureza.
B) A antítese consiste em um contraste feito sobre o que se sente e o que se fala, ele diz algo mas se sente de uma forma diferente do que ele falou.
C) O arcadismo falava sobre uma exaltação exacerbada à natureza que é exatamente essa linguagem presente no poema.
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