me ajudaaaaaaaaaaa te dou 18 pontos (~ ̄▽ ̄)~
1) O Brasil é um país privilegiado porque possui 12 bacias hidrográficas. Cite exemplos dos usos das bacias hidrográficas em nosso país.
2) Quais são as utilidades da Bacia Amazônica?
3) Quais países são banhados pela Bacia Hidrográfica do Paraná?
4) Por que o “Velho Chico” é muito importante para boa parte do sertão nordestino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. As bacias brasileiras são as seguintes:
Bacia Hidrográfica Amazônica;
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia;
Bacia Hidrográfica do São Francisco;
Bacia Platina (Bacia do Paraná, do Paraguai e do Uruguai);
Bacia Hidrográfica do Parnaíba;
Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental;
Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental;
Bacia Hidrográfica Atlântico Leste;
Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste;
Bacia Hidrográfica Atlântico Sul
2 . A teoria mais aceita pelos geólogos é de que o rio Amazonas formou-se a partir de um grande golfo, que originalmente se abria ao oceano Pacífico. Com a separação do super continente Pangeia há 130 milhões de anos (particularmente, a quebra do Gondwana, o continente formado antes do Pangeia pela junção da Africa, América do Sul, Antártica, Índia, Arábia e Austrália) o deslocamento da placa americana para oeste gera a formação da cordilheira dos Andes há 65 Ma, esse golfo fechado a oeste, se abre para leste pela captura de drenagem vinda do Atlântico, tendo o grande rio assim se formado (ver teoria das placas tectônicas).
Sua origem explica o fato de o rio Amazonas apresentar inclinação muito pequena. Em todo seu trajeto inclina-se menos de cem metros; num trecho de 3 mil quilômetros em território brasileiro, a inclinação é de apenas 15 metros.
Durante muito tempo, considerou-se a desembocadura do Amazonas na região de Belém. Hoje, o rio que banha a capital paraense (rio Pará) não é considerado como foz do Amazonas, fazendo parte da Bacia Hidrográfica do Tocantins. A foz do Amazonas está no lado ocidental da ilha de Marajó. Isso faz com que a cidade de Macapá seja considerada a única capital banhada pelo rio. O volume d'água despejado pelo rio é tão descomunal que a água do mar é doce por vários quilômetros além da desembocadura. O rio Amazonas descarrega no oceano Atlântico 20% de toda a água doce que chega nos oceanos.
A bacia amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Estes estão situados nos dois hemisférios (no hemisfério norte e no hemisfério sul) e, devido a esse fato, o rio Amazonas tem dois períodos de chuvas, pois a época das chuvas é diferente no hemisfério norte e no hemisfério sul.
Rio Solimões
O Rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes, no Peru. Possui 6.868 km, sendo que 3.165 km estão em território brasileiro. Sua vazão média é da ordem de 109.000 m³/s e 290.000 m³/s na estação de chuvas. É um rio típico de planície, ele e muitos de seus afluentes são navegáveis, o que é muito importante para a população da Amazônia, que se serve do rio como meio de locomoção.
Andes, a oeste.
A imagem de satélite mostra o complexo da região hidrográfica do Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo.
A largura média do rio Amazonas é de aproximadamente cinco quilômetros. Em alguns lugares, de uma margem é impossível ver a margem oposta, por causa da curvatura da superfície terrestre. No ponto onde o rio mais se contrai – o chamado estreito de Óbidos – a largura diminui para 1,5 quilômetro e a profundidade chega a 100 metros.
As terras amazônicas, como se disse, formam uma planície no sentido atual da palavra, ou seja, um território formado pela sedimentação. Ao norte e ao sul essa planície é limitada pelos escudos das Guianas e Brasileiro, respectivamente. Uma divisão elementar das terras da bacia amazônica permite classificá-las em:
igapó: terras muito próximas aos rios onde está sempre alagado apresentando árvores não muito altas e rica em espécies vegetais;
várzeas: terras próximas ao rio, que são inundadas pelas enchentes anuais, ou mesmo diariamente;
terras firmes: nunca são alagadas pelas enchentes.
O ano de 2006 foi o mais seco em 35 anos na bacia amazônica, segundo informações da NASA, que segue a sua evolução pelos satélites. Devido à falta de chuva, rios e lagos secaram ou estiveram próximos de secarem, e as perdas na agricultura foram de milhões de dólares. Muitos povos ficaram incomunicáveis (mais de 40.000 pessoas), devido ao fato de sua única via de comunicação serem os rios da bacia amazônica. Embora o Brasil tenha reduzido o corte de árvores na Amazônia, a maior reserva florestal do mundo perdeu cerca de 9.000 quilômetros quadrados em 2004.
3 . paraguai e uruguai
4 . A bacia do Amazonas, também conhecida como Velho Chico, é muito importante para boa parte do sertão nordestino .
Explicação: