ME AJUDAAA GNT PFV, DOU 25 PONTOS
Qual é a relação do filme ´´O guarda de Auschwitz`` com o nazismo, fascismo e a Grande Depressão??? (faça uma redação!)
Soluções para a tarefa
O governo de Mussolini
Mussolini evitava conflitos com seus inimigos, mas, ocultamente, incentivava o vale-tudo. Em 1924, os fascistas usaram a violência e fraude para vencer as eleições. O rei da Itália continuou apoiando-o, o que favoreceu Mussolini, que implantou uma rígida ditadura: suprimindo todos os partidos de oposição; fechou jornais; criou uma polícia secreta, que prendia e assassinava adversários, entre outros.
Mussolini, também, recorreu da ajuda da Igreja Católica e da propaganda. Em 1929, ele assinou um acordo com o Papa Pio XI, O Tratado de Latrão, pelo qual reconhecia o Vaticano como Estado independente. Em troca, ele ganhava o apoio de algumas autoridades católicas.
Para combater a Crise de 1929, o Estado fascista interveio na economia, favorecendo empresas e bancos.
__________________________________
O Nazismo na Alemanha
Os vencedores da Primeira Guerra acusaram os alemães como a causa do conflito, obrigando-a assinar o Tratado de Versalhes, dizendo para a Alemanha ceder territórios e pagar uma indenização de 33 bilhões de dólares. Essa dívida contribuiu para que o país vivesse uma grande crise econômica.
Partido e Ideologia Nazista
Hitler, em seus discursos, culpava as democracias liberais pela derrota alemã na guerra. Dizia também que o alemão era um povo humilhado, vítima de injustiça. Por meio do nacionalismo extremado, expressava seu ódio às democracias, judeus e comunistas. Hitler em pouco tempo tornou-se líder nazista.
Em 1920, o Partido Nazista criou as SA (Tropas de Assalto) encarregadas de assegurar o partido e eliminar seus adversários. Hitler tentou tomar o poder em 1933, mas fracassou e foi preso. Na cadeia, produziu boa parte do livro Mein Kampf (Minha luta), que continha os princípios básicos nazistas:
➢ a superioridade da raça ariana, que para Hitler, era uma raça pura superior às demais;
➢ a necessidade de um espaço vital, que dizia que os alemães precisavam conquistar outras terras;
➢ o antissemitismo, em que os nazistas justificavam seu ódio pelos judeus dizendo que eles haviam contaminado a raça ariana.
A ascensão dos nazistas
Em 1925, devido ao programa de recuperação econômica que favorecia a democracia, líderes radicais, como Hitler, tinham perdido a credibilidade. Com a crise de 1929, a situação mudou completamente, com a queda da produção, aumento da inflação etc..
No cenário deprimente o qual se encontrava a Alemanha, Hitler se apresentou como "salvador da pátria" e conquistou a simpatia de muitos alemães. Em 1933, Hitler assumira o cargo de chefe de governo na Alemanha.
Hitler no poder
No poder, Adolf Hitler implantou uma das ditaduras mais cruéis da humanidade; os nazistas queimavam livros, demitiam democratas e comunistas e perseguiam judeus. Em 1934, com a morte de von Hindenburg, Hitler recebe o cargo de Führer, não cumprindo nenhuma de suas promessas no governo.
Na política externa, a afinidade de ideias leva a Alemanha nazista a aliar-se à Itália fascista.
No campo econômico, o nazismo desenvolveu as indústrias de base, investiu em obras públicas e estimulou as fábricas de armamento. Tal fato diminuiu o desemprego. Hitler substituiu vários comandantes militares e assumiu o comando das Forças Armadas.
As ideias nazi-fascistas ganharam seguidores em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
__________________________________
O fascismo espanhol
O impacto da Grande Depressão gerou grande insatisfação popular, favorecendo a queda da monarquia e a proclamação da República. O governo realizou uma reforma agrária e militar, que contentou as camadas populares, mas desagradou os elitistas. Tais grupos se uniram e formaram a Falange, um partido fascista. Para fazer frente aos fascistas, socialistas e comunistas formaram a Frente Popular, que venceu as eleições em 1936, assumindo o poder.
Os fascistas, apoiados por parte do Exército e dos membros da Falange, reagiram, dando início a uma sangrenta guerra civil. Hitler e Mussolini enviaram soldados para a Espanha para ajudar os fascistas.
Após muitas mortes, a guerra civil acaba com a vitória dos fascistas, que aproveitou para impor uma ditadura brutal, o franquismo.