Sociologia, perguntado por clarissacarvalhosilv, 2 meses atrás

ME AJUDA URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE


Trabalho, Sociedade e Capitalismo. Relações de Trabalho.

• O trabalho visto como protoforma de atividade humana.
• Paradigmas produtivistas e a atualidade do método marxiano – taylorismo, fordismo e a produção flexível - ênfase nos modelos de gestão e estratégias para produzir acréscimos de produtividade.
• Direitos trabalhistas e flexibilização - trabalho formal e informalidade no Brasil.
• Mercado, economia, emprego e desemprego no Brasil e no mundo.

1. O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.
2. O que é trabalho? • O conceito de trabalho é formado por elemento teológico que teve influência no ocidente greco-romano-helenista chegando até os nossos dias. Como mostra o Livro do Gênesis (3, 17); depois de pecar o homem foi amaldiçoado, ficando condenado a extrair seu sustento do suor, do cansaço, do labor de seu trabalho: A concepção de trabalho sempre esteve predominantemente ligada a uma visão negativa. Na Bíblia, Adão e Eva vivem felizes até que o pecado provoca sua expulsão do Paraíso e a condenação ao trabalho com o “suor do seu rosto”. A Eva coube também o “trabalho” do parto.
3. O Trabalho na economia de mercado • No capitalismo o trabalho se transforma em valor de troca onde o homem vende sua força de trabalho para realizar a reprodução social – consumir e produzir. É um trabalho alienado onde o trabalhador não se reconhece naquilo que produz, não domina todo o processo de produção. O trabalhador não é o dono dos meios de produção e de trabalho, estes pertencem ao capitalista, que baseia-se no lucro e na mais-valia, ou seja, no excedente do trabalho humano, que não é repassado ao trabalhador. Ocorreu a separação entre o trabalhador e a propriedade dos meios de produção. Desse modo podemos afirmar que a essência do sistema capitalista encontra-se na separação entre o capital e o trabalho. No século XVII, Pascal inventa a primeira máquina de calcular; Torricelli constrói o barômetro; aparece o tear mecânico. A máquina exerce tal fascínio sobre a mentalidade do homem moderno que Descartes explica o comportamento dos animais como se fossem máquinas, e vale-se do mecanismo do relógio para explicar o modelo característico do universo (Deus seria o grande relojoeiro!).
4. 15. • Para Kant, o homem é o único animal voltado ao trabalho. É necessária muita preparação para conseguir desfrutar do que é necessário à sua conservação. Mesmo que todas as condições existissem para que não houvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas. A ociosidade pode ser ainda um maior tormento para os homens. • Michel Foucault tem outra perspectiva: em todos os momentos da história, a humanidade só trabalha perante a ameaça de morte, qualquer população que não encontre novos recursos está voltada à extinção e, inversamente, à medida que os homens se multiplicam, empreendem trabalhos mais numerosos, mais difíceis e menos fecundos. O trabalho deve crescer de intensidade quanto maior for a ameaça de morte e, por todos os meios, terá de se tornar mais rentável, quanto menos acesso as subsistências existirem. • Para Marx, o trabalho é o prolongamento da atividade natural do homem, mais tarde conclui que a força de trabalho é uma mercadoria e que, para viver, o proletário vende ao capital. Segundo Marx, o trabalho denuncia uma exploração econômica e uma situação em que o homem não se revê no seu trabalho mecanizado e repetitivo, ou seja, não obtém a realização profissional que deveria obter, referindo-se a uma essência do homem que seria suposto o trabalho completar.
_______________________________________________________________________________________________

QUESTÕES:
1 – Como você explica o que é trabalho?
2 - Após a leitura você concorda que o trabalho é uma protoforma humana? Explique:
3 – Em relação ao trabalho explicado por Kant, Foulcault, e Marx qual deles você se adequa para explica-lo como protoforma da atividade humana.
4 – Já que o trabalho é protoforma de atividade humana, a atividade desempenhada pelo bicho da seda, formigas e abelha seria também um trabalho, explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por Amandauninter13
0

Resposta:

1_ O trabalho é uma atividade realizada por um indivíduo para atingir uma meta,uma forma de obtenção de subsistência e garantir seu sustento.

2_ Essa questão requer sua opinião, em minha opinião o trabalho é uma proforma

3_ Essa questão requer sua opinião, você deve ver qual das propostas em relação ao trabalho você acha melhor para explicar a protoforma da atividade humana.

4_ Sim, pois usam força própria para adquirirem o necessário para a construção e criação de seus afazeres, além de garantirem o sustento de seus grupos, por exemplo a abelha necessita buscar pólen das flores para a partir disso fazer o mel ou as formigas que saem de suas tocas para buscar comida ou até mesmo para construire novas moradias.

Explicação:

Espero ter ajudado. Bons Estudos.

Perguntas interessantes