Biologia, perguntado por Jaja111kkk, 1 ano atrás

me ajuda tô com dúvida pfv

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
11
a) Se o pai de João apresenta somente aglutininas anti-B em seu plasma sanguíneo, isso significa que suas hemácias só devem possuir o aglutinogênio A; portanto o pai de João tem sangue tipo A.
João poderá ter uma irmã (e) com sangue tipo O?
Quanto ao sistema ABO, observe os avós de João:
Os avós paternos são: A (Iᵃ_) e B (Iᵇ_).
Como já descobrimos que o pai de João é tipo A (Iᵃ_), essa característica só pode ter sido herdada do avô paterno de João (o gene Iᵃ). Como a avó paterna é tipo B (Iᵇ_), para o pai de João ser tipo A ele só pode ter herdado um gene i de sua mãe heterozigota (pois se herdasse dela o gene Iᵇ, ele seria do tipo AB, certo?). Portanto, o pai de João é heterozigoto para o sangue A (genótipo Iᵃi).
Já os avós maternos de João são: A (Iᵃ_) e AB (IᵃIᵇ); a mãe é B (Iᵇ_) porque recebeu o gene Iᵇ do pai dela e, da mãe, só pode ter recebido um gene i (pois se recebesse o gene Iᵃ ela seria tipo AB, certo?). Portanto, a mãe de João é heterozigota para o sangue B (genótipo Iᵇi).
Agora podemos descobrir se João poderá ter uma irmã (e) do tipo O:
Pais de João:     Pai Iᵃi       x     Mãe Iᵇi
Gametas:             Iᵃ - i                  Iᵇ - i
Filhos possíveis:   IᵃIᵇ   -   Iᵃi   -   Iᵇi   -   ii⇒ ¹/₄ para sangue tipo O
Como o problema diz: "irmã", a chance de ser menina é de ¹/₂
Para as 2 coisas simultaneamente (irmã e tipo O) basta multiplicar as probabilidades isoladas = ¹/₄  x  ¹/₂ = ¹/₈

b)
A eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido - DHRN) está apenas relacionada ao sistema sanguíneo Rh. Trata-se de um problema imunológico ligado ao fator Rh presente no feto (que é Rh+) e ausente na mãe (que é Rh-). Durante a gravidez ou no parto normal, havendo contato entre os sangues fetal e da mãe, esta fica sensibilizada pelo aglutinogênio Rh fetal e passa a produzir aglutininas anti-Rh, que ficam em sua circulação sanguínea. Quando esse sangue materno -sensibilizado - entra na circulação fetal (pela placenta), suas aglutininas anti-Rh passam a "reagir" com o aglutinogênio Rh do feto destruindo suas hemácias. O feto, então desenvolve uma anemia hemolítica.
Se João nasceu com DHRN é porque o sangue de sua mãe foi sensibilizado durante a gestação (de fato, João é Rh+ e sua mãe, Rh-). Um irmão de João também poderá nascer com DHRN, mas apenas se ele também for RH+.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes