ME AJUDA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quais fatores explicam a ascensão política de Collor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O governo Collor foi o primeiro governo eleito diretamente pela população brasileira após a Ditadura Militar. Fernando Collor de Mello assumiu a presidência após vitória na eleição de 1989, quando derrotou, no segundo turno, o candidato petista, Lula. A vitória de Collor é considerada um caso de sucesso de marketing político.
Fernando Collor, por sua vez, era um candidato considerado um outsider, isto é, não era um político tradicional. Collor era um político alagoano que, por meio da influência de sua família, chegou ao cargo de governador de Alagoas. O sinal mais claro de que Collor não era um dos favoritos na disputa é que sua candidatura ocorreu pelo inexpressivo PRN. O que se viu no primeiro turno foi o crescimento de Lula e de Fernando Collor em todo o país.
Governo Collor
Fernando Collor de Mello assumiu a presidência no dia 15 de março de 1990. O Brasil vivia uma forte crise econômica e sofria com uma inflação muito alta, mas a expectativa da população com o novo presidente era elevada. O historiador Brasílio Sallum Júnior afirmou que pesquisas da época mostravam que 71% da população estava otimista com o governo. A popularidade do presidente começou a ruir já no dia seguinte com o lançamento do Plano Collor.
Esse plano econômico buscava resolver o problema da inflação no Brasil e apresentou várias medidas de choque. O Plano Collor também realizou o confisco de valores em contas-correntes e em uma modalidade da época chamada overnight, que era muito utilizada pela classe média como forma de combater os impactos da inflação sobre o salário mensal. A relação do presidente com o Congresso foi, a princípio, bastante estável, principalmente porque, nos primeiros meses de governo, a inflação foi mantida razoavelmente sob controle. No entanto, à medida que o presidente demonstrou ser incapaz de resolver a situação, essa relação com o Legislativo tornou-se bastante ruim.
A oposição a Collor foi encabeçada principalmente pelo PT.
Impeachment de Collor
A população brasileira permaneceu anestesiada com a dureza do Plano Collor, muito provavelmente porque o novo governo estava apenas no início e muitos ainda acreditavam no sucesso do presidente. Tudo mudou quando as denúncias de corrupção envolvendo Collor começaram a ser veiculadas. Os boatos começaram a aparecer na mídia já em 1990, mas, em maio de 1992, uma denúncia realizada pelo próprio irmão do presidente, Pedro Collor, estarreceu o Brasil. Nesse esquema, Collor teria sido o grande beneficiário, arrecadando por volta de 60 milhões de dólares de maneira ilícita.
Milhares de cidadãos foram às ruas, vestiram-se e pintaram-se de verde e amarelo para protestar contra Collor, enquanto outros preferiam usar preto. Em 29 de setembro de 1992, Collor foi afastado provisoriamente da presidência e Itamar Franco assumiu. Collor tentou se preservar renunciando, mas não deu certo.
Explicação:
:)