Sociologia, perguntado por edinalva33, 11 meses atrás

me ajuda por favor não sei nem por onde começar, produção de texto protagonismo estudantil.

Anexos:

Alex03: Pode esclareccer a pergunta, detalheo q exatamente oq vc quer?
edinalva33: e pra produzi um texto sobre protagonismo estudantil
Alex03: Colega, espero ter ajudado, não confio muito nos dados mas são bons, espero que ajudo, bons estudos.
edinalva33: obrigado voce ajudou e muito

Soluções para a tarefa

Respondido por Alex03
1

Protagonismo estudantil: como ele pode mudar a educação brasileira

Como é possível, em pleno século XXI, seguirmos um modelo onde o professor fala na frente da sala de aula e os alunos e alunas têm apenas de ouvi-lo, às vezes sobre assuntos que não fazem parte do seu repertório intelectual, às vezes pela forma de aplicar esse conteúdo ou simplesmente pelo fato de não haver o mínimo interesse. Quem nunca se questionou quando usaria a fórmula de Báskara novamente?

Há um ano, uma escola de negócios em São Paulo implementou uma série de mudanças no sistema e modelos de ensino-aprendizagem, acreditando nesse processo transição de sistemas de ensino, em tempos onde tudo está evoluindo, menos a educação. A FAPPES, Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior, implementou o sistema Blox, onde seus alunos têm autonomia para escolher quando, onde e como estudarem as disciplinas de seus interesses. Além disso, a faculdade traz um conceito inovador de Metodologia Ativa, onde as salas de aula são compostas de mesas redondas, para que os alunos entrem como protagonistas no processo de conhecimento e aprendizagem, e o professor como um mediador entre os temas discutidos em sala.

E aí é que entra o protagonismo estudantil. A linha tênue entre a obrigação e a liberdade, onde os alunos e alunas têm um leque de oportunidades para evoluírem sua própria liberdade criativa, a fim de transformarem a educação em algo muito mais aplicável na nossa vida moderna.

A partir de centenas de opções, os alunos e alunas da FAPPES escolhem suas disciplinas, que acontecem em 8 encontros semanais. Desde "Papo com Platão", até "Como o jeitinho brasileiro interfere nos negócios", as disciplinas podem ser escolhidas por todos os cursos que a FAPPES oferece, evidentemente, cada qual com a sua carga horária e exigências do Ministério da Educação: Administração, Marketing, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos.

A Coordenação de Protagonismo Estudantil está diretamente vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA. Faz parte da estrutura de gestão a operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. A metodologia de trabalho consiste na criação de uma cultura de engajamento dos estudantes cearenses através da introdução de valores como cooperação, empatia e protagonismo no dia a dia das escolas.

Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.

Perguntas interessantes