ME AJUDA POR FAVOR, DEIXAREI MUITOS PONTOS AQUI !
1- Conceitue e dê exemplos:
Animais diblásticos:
Animais triblásticos:
Animais deuterestomados:
Animais protostomados:
Animais acelomados:
Animais celomados:
Animais pseudo celomados:
Animais monóicos:
Animais dióicos:
Simetria radial:
Simetria bilateral
Assimetria
Soluções para a tarefa
Respostas: Animais diblásticos são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Triblásticos: são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme.
animais Deuterostômios ou deuterostómios, é um grupo de animais ligados por diversos aspectos embrionários peculiares, como a forma de clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e pelas aberturas embrionárias que irão originar a boca e ânus. Existem quatro filos vivos de deuterostômios: Filo Chordata
animais protostomados Protostomia é um clado de animais com simetria bilateral e três camadas germinativas. O nome do grupo deriva do fato que no desenvolvimento embrionário a boca é formada antes do ânus. Na língua portuguesa, o termo protostómios ou protostômios é utilizado para denominar o grupo.
animais acelomados Acelomados são animais que não apresentam celoma. Como o celoma central é uma cavidade totalmente revestida pela mesoderme, poderia-se acreditar que apenas animais diblásticos fossem acelomados, já que estes apresentam como folhetos embrionários apenas a endoderme e a ectoderme.
animais celomados Celomados são, portanto, animais que apresentam cavidade revestida completamente pela mesoderme. Entre os celomados, podemos citar os cordados, moluscos, anelídeos e equinodermos.
animais pseudo celomados Pseudoceloma é uma cavidade nos nematoides, onde há um sistema digestivo completo, um sistema excretor composto por um canal longitudinal e um sistema nervoso parcialmente centralizado. O pseudoceloma corresponde a uma cavidade que se forma entre a mesoderme e a endoderme.
animais monóicos Animais monoicos ou hermafroditas (Hidra, planária, tênia, minhoca, lesma e caracol) são aqueles que apresentam, no mesmo organismo, as gônadas masculina e feminina. Isso acontece em vários invertebrados, como a minhoca. A vantagem do hermafrodita é ter a fecundidade da espécie aumentada e a desvantagem é o risco de autofecundação, o que resultaria em uma menor variabilidade genética em relação à fecundação cruzada.
animais dióicos Organismos Dioicos → aqueles que apresentam sexos separados conforme o gênero (macho e fêmea)
A simetria radial ou simetria radiada é aquela em que alguns eixos, e não apenas um plano, passam através do animal, e as partes se repetem em volta deste eixo. Este tipo de simetria é encontrado em cnidários e equinodermos.
Simetria bilateral Uma das características mais utilizadas para descrever e classificar os seres vivos tem a ver com a existência ou não de simetria no seu corpo. Animais como a medusa e anêmonas - Filo Cnidaria - e a estrela-do-mar e ouriço-do-mar - Filo Echinodermata - têm simetria radial. Uma das características mais utilizadas para descrever e classificar os seres vivos tem a ver com a existência ou não de simetria no seu corpo. Animais como a medusa e anêmonas - Filo Cnidaria - e a estrela-do-mar e ouriço-do-mar - Filo Echinodermata - têm simetria radial.
Assimetria é uma relação de paridade em respeito a altura, largura e comprimento das partes necessárias para compor um todo. Segundo Vitrúvio, a simetria consiste na união e conformidade das partes de um trabalho, em relação à sua totalidade, e na beleza de cada uma das partes que compõem o trabalho