Geografia, perguntado por belbil123321, 8 meses atrás

★me ajuda por favor★​ ajuda

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por luisetini69
1

Oie. Vamo que vamo, o exercício é comprido, mas não há problema, rs.

1. A globalização é um processo que acabou unindo uma grande rede de países, deixando os menos capacitados, com menos tecnologia, de fora. Por querer sempre produzir, conseguindo o máximo de lucros, esse processo acaba sendo muito agressivo ao meio ambiente, uma vez que a busca por matérias primas e produção de energia fica cada vez maior.

2. As ideologias sociais, propaganda e a ideia de tornar o que se vende velho e ultrapassado muito rápido.

3. As propagandas e a internet influenciam muito as pessoas que às acessam. É do interesse de quem vende que as pessoas se sintam mais felizes comprando e mostrando suas compras nas redes. Tornar alguma loja, produto famoso, estabelecer novos estilos e tendências que a população vai querer imitar, isso faz com que se compre cada vez mais e desenfreadamente. Junto com isso, existe a ideia de produzir coisas com menor durabilidade, para te obrigar a comprar mais ou te influenciar a isso.

4. Junto com o grande número de mercadorias produzido, existe o lixo da produção e do próprio uso desses materiais. Resíduos que nem sempre são administrados com responsabilidade e aumentam conforme as compras da população.

5. O top 3 é Estados Unidos, China e Índia. Brasil vem logo atrás, em 4º lugar.

6.  Amigo, não tive acesso a esse texto, mas me baseando no contexto, sei que muita água é desperdiçada nos processos industriais. Esse recurso é muito importante e caminha para a escassez, mas as indústrias não o poupam. Existem tabelas na internet sobre o tanto de água usado em certos produtos. as indústrias agropecuária e têxtil são as que mais gastam/desperdiçam água.

7. O aquecimento global gera certos fenômenos que desequilibram a dinâmica do planeta conforme conhecemos. O aumento da temperatura acaba gerando degelo das calotas polares, aumentando o nível dos oceanos. O aquecimento das águas tem influências inclusive sobre a vida marinha, que é afetada também. A desertificação de florestas também acaba sendo consequência, junto com mudanças no clima ou tempo esperado ou previsto.

8. O efeito estufa é a capacidade dos gases estufa (CO2, CH4, etc.) de se manter na atmosfera e armazenar calor, permitindo que a vida exista.

9. Determinados tipos de plantações dependem muito de umidade, claridade, temperatura atmosférica. Existem temporadas para se plantar morango, por exemplo, pq ele cresce melhor em determinada época do ano no Brasil. A mudança do clima pode influenciar e gerar  mudanças nessas temporadas como as conhecemos.

10. A Rio-92 foi uma conferência de chefes de estado que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1992. 20 anos após uma conferência similar em Estocolmo, nela buscaram-se alternativas de desenvolvimento sustentável para todos os países reunidos.

11. Uma discussão das Nações Unidas que aconteceu 10 anos após a Rio 92, sediada na África do Sul. Além de falarem sobre o meio ambiente, os chefes de 189 nações discutiram também sobre problemas sociais.

12. Uma reunião 20 anos após a Rio92 trouxe novas discussões na mesma cidade da primeira, o Rio de Janeiro. Todas essas conferências são de suma importância para a união de países e preservação do planeta. A Rio +20 buscou o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza no mundo.

13. No ano de 1997, a cidade de Kyoto no Japão presidiu uma  conferência onde foi assinado o famoso Protocolo de Kyoto. Esse protocolo contou com o apoio dos países que mais produziam gases estufa, numa meta de combater as mudanças climáticas causadas pelo aumento do efeito estufa num prazo de quase 20 anos.

14. Significa Conference of the Parties, traduzindo, conferência das partes. É uma reunião anual dos países que fazem parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ou UNFCCC. Esses países buscam reduzir os gases estufa na atmosfera, preservando o planeta. Nessas reuniões ocorrem debates e negociações, muitas vezes acordos.

15. Hoje em dia a energia elétrica representa fonte de praticamente tudo. Indústrias de quaisquer ramos precisam dessa energia, acesso à internet também. Se um país possui recursos energéticos em seu território, significa que ele poderá lucrar com isso, produzindo para si mesmo a energia necessária, ou pelo menos parte dela, podendo também vendê-la. Existem países que necessitam importar sua energia, gastando dinheiro justamente por não ter essas matrizes.

16. Amigo, nessa eu n posso me metar, rs.

Ufa! Acho que deu tudo certo. Espero mesmo ter te ajudado, dei meu melhor nas respostas aqui :)


belbil123321: muito obrigado
Perguntas interessantes