História, perguntado por indisponivel34, 7 meses atrás

me ajuda por favor ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por renatalivia177
1

Resposta:

1) conjuração mineira - década de 1780/ local: capitania Minas Gerais/ confronto: Curacas (nobreza local) e população local (criollos, indígenas, mestiços, escravos, colonos empobrecidos) x corregedores (autoridades metropolitanas)./ reivindicações: proclamar a república e queriam do domínio português e das altíssimas cobranças de impostos o sobre as dividas atrasadas./ resultado: terminou antes que tivesse podido colocar em prática qualquer um dos seus planos, de modo que terminou com todos os seus participantes presos e não atingiu nenhum dos seus objetivos

conjuração baiana- 1798 – 1799/ Salvador BA/ reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial.//A Conjuração Baiana foi um movimento rebelde ocorrido no Brasil no século XVIII. ... Por fim a conjuração foi vencida, restando prisão para diversos revoltosos e a morte de outros por enforcamento, como era de praxe para traidores da nação.

2) Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

3) As semelhanças entre as revoltas na América portuguesa e as ocorridas na América Espanhola são dadas pois ambas foram colonizadas praticamente da mesma maneira, o que gerou muitos anos depois uma grande revolta do povo contra seus opressores.

Vamos a lembrar que a colonização espanhola e portuguesa aceitou amplamente a miscigenação indígena, pois ambas as coroas tinham ambições econômicas, havia muita miscigenação racial e cultural, com forte dependência de sua metrópole, além disso recorreram ao uso de escravos africanos.

Com o decorrer do tempo, no século XVIII com o descontento de escravos, indígenas e setores liberais compostos por burgueses, foram formados grupos que atuaram em diversas regiões com o fim de derrocar as coroas e ser independentes.

Ambas Américas tiveram muitos anos de batalhas e guerras para chegar até á independência e abolição da escravidão. Na America Espanhola e Portuguesa os libertadores de maior influência e destaque, foram: Simón Bolívar, José de San Martín, Antonio José de Sucre, José Gervasio Artigas, Bernardo O’Higgin, Dom Pedro I e José Bonifácio.

4) A diferença é o objetivo alcançado. A relvolta não resulta em nenhuma mudança do estado inicial. ... A revolução resulta em mudança do estado anterior

Perguntas interessantes