História, perguntado por indisponivel34, 4 meses atrás

me ajuda por favor ❤❤❤❤❤❤​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por analuisagomesrodrigu
1

Resposta:

R.B

Época:1684

Local: Estado do Maranhão e do grão-pará

G.C:comerciantes, proprietários rurais e grande parte da população que lutavam contra monopólio comercial da companhia de comércio do Maranhão.

Reivindicações:os comerciantes desejavam proteções contra as práticas da Companhia Geral de Comércio, que era apoiada pelo governo, os latifundiários desejavam poder usar a mão de obra escrava indígena (que era proibido por lei desde o final do século XVI) e a população desejava melhores condições

Resultados:Os envolvidos com a revolta foram presos e punidos de diferentes maneiras pelas autoridades metropolitanas. Manuel Beckman e Jorge de Sampaio acabaram sendo enforcados por ordem metropolitana. Outros rebelados foram degredados e alguns foram punidos com açoite em praça pública.

Guerra das emboabas

Época:1708 e 1709

Local:Minas gerais

G.C:paulistas(bandeirantes) X portugueses e migrantes de outras partes do Brasil(emboabas).

Reivindicações:A reivindicação era de que esses forasteiros fossem expulsos das minas.

Resultados:Os emboabas derrotaram os paulistas na batalha ocorrida no Campo da Traição. A Coroa portuguesa atuou de forma efetiva na região das minas e criou a Capitania das Minas de Ouro.

Guerra dos mascates

Época:1710 e 1711

Local:Capitania de Pernambuco.

G.C:os donos de terras e engenhos contra os comerciantes portugueses, chamados de mascates.

Reivindicações:A Guerra dos Mascates deve ser vista como um conflito pelo poder político local, sem qualquer reivindicação social. Na realidade, foi uma disputa entre Olinda, que detinha o poder político, e Recife, detentora do poder econômico, pela supremacia na Capitania de Pernambuco

Resultados:Depois de muita luta, que contou com a intervenção das autoridades coloniais, finalmente em 1711 o fato se consumou: Recife foi equiparada a Olinda. Assim terminou a Guerra dos Mascates.

Rev.felipe dos santos

Época:1720

Local:Minas Gerais

G.C:O povo, comerciantes e proprietários de minas de ouro

Reivindicações:As reivindicações feita por ele tinha relação com a cobrança do "quinto" pelas casas de fundição.

Resultado:Vários mineiros foram presos, entre eles, Felipe dos Santos, que foi condenado à morte. Depois de conter a revolta, o governo português resolveu desmembrar a região de Minas Gerais da capitania de São Paulo, com o objetivo de aumentar o controle sob a região.

Conjuração mineira

Época:1780

Local:Minas gerais

G.C:elite colonial: mineradores, fazendeiros,advogados, funcionários e militares vs coroa portuguesa.

Reivindicações:Na conjuração mineira os revoltosos queriam proclamar a república e queriam do domínio português e das altíssimas cobranças de impostos o sobre as dividas atrasadas. A derrama era um imposto referente as dividas atrasadas, mas as pessoas não tinham como pagar , já que o ouro estava escasso.

Resultado:A Conjuração (ou Inconfidência) Mineira terminou antes que tivesse podido colocar em prática qualquer um dos seus planos, de modo que terminou com todos os seus participantes presos e não atingiu nenhum dos seus objetivos.

Conjuração baiana

Época:1798-1799

Local:Salvador

G.C:foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.

Reivindicações:Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (no qual as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), por meio da instalação de uma república na Bahia.

Resultados:Muitas pessoas conseguiram fugir, mas 49 pessoas foram presas, entre elas três mulheres, nove escravos, porém a grande maioria era composta de alfaiates, barbeiros, soldados e pequenos comerciantes.

Reb.tupac amaru

Época:1780 e 1781

Local:Vice-reino do Rio da Prata e no Vice-reino do Peru

G.C:A rebelião, em si, começou com a execução de um dos chefes espanhóis da administração colonial. E continuou com milhares de mestiços, indígenas, escravos e colonos pobres se recusando a obedecerem as exigências e os tributos da Coroa Espanhola

Reivindicações:Tupac Amaru II exigia que as punições cruéis e desumanas contra a população nativa fossem abolidas, que a escravidão chegasse ao fim, que fossem criados direitos aos povos indígenas e que o Peru se tornasse uma nação independente

Resultado:Túpac Amaru II foi preso e julgado pelas autoridades metropolitanas. Servindo de exemplo para as demais populações indígenas, Tupac teve a língua cortada e teve seu corpo arrastado por uma tropa de cavalos. Depois do episódio, outras lutas sangrentas resultaram na execução de 80 mil rebeldes.


analuisagomesrodrigu: é eu sei mais isso é só o resumo
analuisagomesrodrigu: e ainda tem todo o resto
Perguntas interessantes