ME AJUDA PFVRRRRR
O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna.
Marque abaixo a explicação sucinta para este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto:
(A) O conflito em questão relaciona-se à disputa entre Igreja e nobreza. Os nobres passavam a se reunir ao redor da figura do rei e desejam diminuir o imenso poder da Igreja Católica. Nesse sentido, começaram a espalhar um cristianismo sem a influência da Igreja. Esta, ciente disso, criou o Barroco como um instrumento de permanência de fiéis.
(B) Estamos falando do conflito entre muçulmanos e católicos. O islamismo crescia com muita força por toda a Europa ocidental, espalhando valores relacionados a uma forma de viver a fé bastante emocional, utilizando-se da palavra, da fraternidade e aos mais pobres. Nesse sentido, a Igreja se apropriou desses valores e fez uma transposição para a arte e arquitetura, como uma maneira de manter fiéis e mesmo converter outros tantos.
(C)O barroco era uma resposta ao conflito entre nobreza e burguesia. Era uma imensa propaganda dos burgueses, que desejam mais influência social e independência política. As imagens queriam mostrar os malefícios da associação da nobreza com a Igreja.
(D)O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos. As imagens pretendiam causar impacto emotivo, estimulando a reafirmação do sentimento cristão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Ain Nobru APELÃO Não da Vapo
elena4776:
olha o famoso três tropa capa
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás