ME AJUDA PFV!! 8ºano/hitória.
19- Sobre a independência do México, identifique as diferenças de ideias políticos entre padres Hidalgo e Morelos e os criollos conservadores.
20- A noticia da tomada do trono espanhol por napoleão III dividiu opiniões e acentuo rivalidades. Qual foi a liderança que destacou e qual era o objetivo deste movimento?
21- Explique as experiências monarquias mexicanas.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Vamos lá.
19 - O Padre Miguel Hidalgo era favorável ao fim da escravidão e do trabalho compulsório. Morelos defendia a devolução das terras aos indíos e direitos políticos aos mesmos. criollos defendiam a manutenção dos seus privilégios e a liderança dos movimentos de independência
20 - Destaca-se a liderança do líder criollo Miguel Hidalgo y Costilla (1753-1811). O Padre mobilizou indígenas, negros e mestiços da regiao contra a metropole e contra o poder dos chapetones e dos criollos. Miguel Hidalgo defendia o fim da escrevidão e do trabalho compulsório.
21 - No começo de 1821, o líder das forças monárquicas, Agustín de Iturbide, negociou o chamado Plano de Iguala, no qual o México seria uma monarquia constitucional independente, a posição privilegiada da Igreja Católica seria mantida e os mexicanos de ascendência espanhola seriam tratados como iguais aos espanhóis puros. Aos mexicanos indígenas ou caboclos os direitos eram limitados
Espero ter ajudado. :)
Alguns dos principais nomes da Independência do México foram os Padres Miguel Hidalgo e o Padre Morelos, que lideraram importantes movimentos independentistas.
A Independência Mexicana
- Diferentes grupos e diferentes líderes da Independência Mexicana defendiam ideais que poderiam ser completamente diferentes. O Padre mexicano Miguel Hidalgo defendia o fim da escravidão, assim como a extinção do trabalho compulsório, além de mobilizar indígenas, negros e mestiços contra os colonizadores e os chapetones e criollos. Enquanto o Padre Morelos, era a favor da devolução das terras aos indíos e defendia que os mesmos tivessem direitos políticos. Já os criollos desejavam a manutenção de seus privilégios, além de desejarem liderar os movimentos de independência.
- Após o trono espanhol ser tomado por Napoleão III, a liderança que se destacou nesse período foi do Padre criollo, Miguel Hidalgo y Costilla. Este líder da Revolução Mexicana nascido no estado de Guanajuato, foi um religioso liberal, que ficou popularmente conhecido como "Pai da nação mexicana". Este herói nacional, encontra-se sepultado sob o monumento histórico "Ángel de la Independencia", na capital, Cidade do México. Após a independência, o estado de Hidalgo, foi assim nomeado em homenagem ao Padre Miguel Hidalgo.
- Após assumir o controle da Cidade do México em 1821 e conquistar a Independência do México, o político e general do exército mexicano, Agustín de Iturbide, negociou o Plano de Iguala. A partir de então o México passaria a ser uma monarquia constitucional independente. A Igreja Católica manteria sua posição de grandes privilégios, os mexicanos de ascendência espanhola e os espanhóis "puros" seriam tratados com igualdade, porém os indígenas e os caboclos teriam direitos limitados. Esta monarquia durou pouco, sendo finalizada dois anos depois em março de 1823.
Entenda mais sobre a história do México aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47076801
#SPJ2