Me ajuda nessa ae, tá muito dificil
No século XVIII, uma nova sensibilidade começa a tomar forma: inverte-se a relação entre instituições políticas e sociedade. A sociedade torna-se o todo do qual o Estado, considerado como o aparato coativo com o qual um setor da sociedade exerce o poder sobre o outro, é degradado à parte. O Estado Moderno submete-se à sociedade civil.
O cidadão é aquele indivíduo que detém direitos que limitam o poder do Estado: a figura do súdito é colocada em suspensão. A Declaração de Independência dos EUA (1776) e a Revolução Francesa (1789) são as maiores expressões dessa nova sensibilidade. A relação entre governantes e governados toma um sentido renovado [grifo meu].
A Doutrina dos Direitos Naturais inverte o sentido da preocupação: o reconhecimento da existência de direitos naturais que pertencem ao INDIVÍDUO coloca os governados no centro do debate político. Os direitos precedem a formação de qualquer sociedade política e de toda a estrutura de poder que a caracteriza (...) Os autores conhecidos como "contratualistas" contribuíram, de forma decisiva, para a elaboração do conceito de direitos naturais“.
Responda:
1) O texto faz referência à distinção entre súdito e cidadão para entender o processo de formação do Estado Moderno. Neste contexto, o que significa súdito? O que significa cidadão?
phasc463:
me ajuda nessa
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
oiiiiiii Boa noite jdjdn
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás